A gala teve como anfitrião o Country Manager da Superbrands Portugal, Pedro Diogo Vaz, que levou o público numa viagem pelo tempo até às origens deste projeto, que começou no Reino Unido, em 1994. O seu discurso passou pelo início desta iniciativa no País, referindo que a sua experiência ao longo destes anos reforçou a sua convicção de que as bases do sucesso das marcas são a tradição, a inovação e a evolução – três dos critérios de avaliação das galardoadas. O responsável teve ainda oportunidade de mostrar alguns dos projetos desenvolvidos, como o podcast Supertalks, uma exposição itinerante com as várias capas, o comboio de Natal – iniciativa solidária que vai regressar este ano –, entre outros.
De seguida, foi o momento de fazer o primeiro anúncio da noite: a vencedora da capa generalista do livro deste ano. Nesta edição, a dinâmica foi alterada, sendo que foi lançado um concurso em parceria com o Clube da Criatividade de Portugal dirigido a jovens ilustradores e designers gráficos. Nesse âmbito, a proposta vencedora foi a de Marta Grilo Viães, “que se destacou pelo design minimalista”.
No que diz respeito às marcas vencedoras, o anúncio foi feito organizando-as em três categorias: gerais, nacionais e corporate. Em relação às Superbrands Geral, foram distinguidas 28 insígnias, nomeadamente: Ageas Seguros, Alegro, Auchan, Banco BPI, Banco Montepio, BP, Branca de Neve, Caixa Geral de Depósitos, Continente; CP – Comboios de Portugal, EDP, Endesa, ERA Imobiliária, FNAC, Izidoro, Lusíadas Saúde, Médis, MEO, Mercedes, MO, Prio, Purina, Remax, Renault, RFM, Sapo, Sport Lisboa e Benfica, e Sport TV.
Por sua vez, como Superbrands Nacionais, foram premiadas: a Cavalinho, Gazela, Maxmat e Perfumes & Companhia.
Já na dimensão Superbrands Corporate, foram reconhecidas; a Secil, Prosegur, Nova SBE, Locarent, ISQ, Ernst & Young (EY), Elis, Edenred, DreamMedia e Caetano Auto.
Não só de empresas se compôs a noite, sendo que foram distinguidas quatro pessoas nas suas respetivas categorias. O prémio Apresentadores de TV foi para Manuel Luís Goucha; já nos Jovens Desportistas, o distinguido foi o futebolista João Neves. No que se refere a Atores, o vencedor foi Ruy de Carvalho, que afirmou à Briefing que esta “é uma honra” e mostra que trabalha “com honestidade e para servir bem o público e com amor”. No que concerne a Jovens Influencers, a galardoada foi Liliana Filipa, que nos disse que este é “um voto confiança gigante” devido ao facto de este prémio ser escolhido pelos consumidores e, por isso, sente-se “muito grata”.
Tal como acontece desde 2012, houve oportunidade de atribuir o galardão Superbrands Solidária, que, desta vez, foi entregue à Associação Salvador. Em declarações exclusivas, o presidente da direção, João Moreira Rato, declarou que “é um enorme prazer reconhecer que o trabalho que uma equipa fantástica faz tem este impacto nas pessoas” e que esta “é uma prova de que o caminho está a ser trilhado e está a dar resultados”. Por seu turno, a responsável pela coordenação de angariação de fundos, Filipa Mourão, diz que “no setor social não há competição, apenas colaboração” e, por isso, fica honrada pela oportunidade de outras instituições poderem almejar ter o impacto que a organização consegue ter diariamente e que este é a validação do trabalho que tem dentro da sociedade.
O final do evento ficou marcado pela atribuição do galardão de Melhor Capa, que foi para a Médis.
Simão Raposo






