A Agência para o Clima nasceu com a missão de reforçar a capacidade nacional de resposta à crise climática, gerir fundos ambientais, assegurar o cumprimento das metas de redução de emissões e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas que acelerem a descarbonização da economia portuguesa.
A nova marca, que foi apresentada no arranque da COP30, em Belém do Pará, no Brasil, tem como objetivo – segundo a agência criativa – traduzir os valores centrais da ApC: integridade, transparência, colaboração, rigor institucional e uma visão positiva do futuro climático do País.
A linha gráfica desenvolvida inclui todas as peças de lançamento – físicas e digitais – e estabelece o território visual que acompanhará a comunicação da ApC nos próximos anos. A paleta cromática foi inspirada nos mapas climáticos globais, sublinhando o compromisso nacional com a ação climática. O símbolo integra uma metáfora visual para o tempo em mudança, reforçando a necessidade de adaptação, inovação e resposta coletiva.
“A criação da identidade da Agência para o Clima representou um desafio ímpar. Era essencial conceber uma marca forte e distintiva para uma instituição que pretende reforçar o paradigma da política climática em Portugal. O resultado é uma identidade moderna, flexível e preparada para comunicar com diferentes públicos, mantendo sempre o rigor e a credibilidade indispensáveis a um organismo público”, explica o CEO da Happy Brands, Tiago Charrua.
Por seu lado, a presidente do Conselho Diretivo da ApC, Ana Teresa Perez, afirma que a criação desta identidade vem ajudar a assinalar o início de uma nova etapa para Portugal na ação climática, “reforçando o compromisso do País com políticas públicas eficazes, próximas da sociedade e orientadas para resultados”. “É fundamental que as pessoas reconheçam esta marca e a associem de forma clara à Agência para o Clima, reforçando a confiança nas políticas e na ação climática do País”, acrescenta.
Carolina Neves

