A edição de 2026 conta com 21 categorias, divididas entre nove de indústria e 12 de especialidade. Desta forma, os galardões pretendem reforçar o seu alinhamento com os padrões internacionais da rede Effie e com a evolução do mercado.
Pela primeira vez, a seleção dos finalistas esteve a cargo de um júri alargado, constituído por mais de 80 profissionais de diferentes áreas do Marketing e da Comunicação, que se juntaram voluntariamente à primeira fase do processo de avaliação. Na perspetiva do secretário-geral da APAN, Ricardo Torres de Assunção, este envolvimento demonstra que existe em Portugal uma comunidade cada vez mais mobilizada em torno da eficácia e da valorização do impacto real do Marketing e da Comunicação.
Já a diretora executiva da APAP acredita que a participação destes profissionais permitiu trazer novos olhares, diferentes perspetivas e uma leitura “mais abrangente” dos casos apresentados. “É um ganho para toda a indústria, promovendo-se uma cultura mais exigente, mais colaborativa e cada vez mais orientada para resultados”, sublinha Sandra Alvarez.
Os casos selecionados serão avaliados pelo júri principal, presidido pela Executive Board Member da EDP, Vera Pinto Pereira. Este painel terá como responsabilidade determinar os vencedores dos prémios Ouro, Prata e Bronze, bem como do Grande Prémio Effie.
A lista completa de finalistas pode ser consultada aqui.
Simão Raposo

