A Agência para o Clima é uma Happy Brand(s)

A Happy Brands assina o branding da Agência para o Clima (ApC), o novo organismo público responsável por coordenar as políticas de ação climática em Portugal. A identidade visual foi pensada para representar a urgência do tema sem perder o carácter institucional exigido a um organismo público desta dimensão.

A Agência para o Clima é uma Happy Brand(s)

A Agência para o Clima nasceu com a missão de reforçar a capacidade nacional de resposta à crise climática, gerir fundos ambientais, assegurar o cumprimento das metas de redução de emissões e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas que acelerem a descarbonização da economia portuguesa.

A nova marca, que foi apresentada no arranque da COP30, em Belém do Pará, no Brasil, tem como objetivo – segundo a agência criativa – traduzir os valores centrais da ApC: integridade, transparência, colaboração, rigor institucional e uma visão positiva do futuro climático do País.

A linha gráfica desenvolvida inclui todas as peças de lançamento – físicas e digitais – e estabelece o território visual que acompanhará a comunicação da ApC nos próximos anos. A paleta cromática foi inspirada nos mapas climáticos globais, sublinhando o compromisso nacional com a ação climática. O símbolo integra uma metáfora visual para o tempo em mudança, reforçando a necessidade de adaptação, inovação e resposta coletiva.

“A criação da identidade da Agência para o Clima representou um desafio ímpar. Era essencial conceber uma marca forte e distintiva para uma instituição que pretende reforçar o paradigma da política climática em Portugal. O resultado é uma identidade moderna, flexível e preparada para comunicar com diferentes públicos, mantendo sempre o rigor e a credibilidade indispensáveis a um organismo público”, explica o CEO da Happy Brands, Tiago Charrua.

Por seu lado, a presidente do Conselho Diretivo da ApC, Ana Teresa Perez, afirma que a criação desta identidade vem ajudar a assinalar o início de uma nova etapa para Portugal na ação climática, “reforçando o compromisso do País com políticas públicas eficazes, próximas da sociedade e orientadas para resultados”. “É fundamental que as pessoas reconheçam esta marca e a associem de forma clara à Agência para o Clima, reforçando a confiança nas políticas e na ação climática do País”, acrescenta.

Carolina Neves

Segunda-feira, 17 Novembro 2025 12:55


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