A carta de inverno entra no Paço dos Cunhas

O tempo frio fez nascer a nova carta de inverno do Paço dos Cunhas. Os pratos são um tributo às tradições de Santar, localidade do coração do Dão.

O restaurante, que é propriedade da 19|90 Premium Wines, divisão de vinhos premium e enoturismo do grupo Global Wines, iniciou o ano com esta carta que surgiu pelas mãos do chef Henrique Ferreira. O objetivo é fazer um tributo aos produtos, às gentes e aos costumes da região, aliando o conceito de fine dining a uma cozinha de conforto.

“Esta é uma das melhores épocas do ano para visitar a Beira Alta e experimentar a cozinha beirã – é tempo das lareiras e de celebrar à mesa, é tempo das abóboras, das romãs, das castanhas e dos míscaros. No Paços Cunhas desafiamos os clientes para uma experiência enogastronómica de fine dining que enaltece a tradição, com enfase nos produtos regionais e na sazonalidade, cruzando sabores do passado e do presente”, salienta o chef.

No novo menu há sugestões para entrada como coelho à mirra, pastel de massa tenra de pintada com molho de cabidela e estragão e legumes de inverno. No peixe, algumas das recomendações são massada de peixe dos “nossos rios”, malandrinho de ostras de Aveiro e algas, tiborna de bacalhau e cataplana de carabineiro.

Nos pratos de carne, as sugestões passam pela cevada de pato, cenoura e toucinho, cabrito das serras em massa folhada e carolos em vinha d’alhos e cachaço de porco bísaro.

Para sobremesa há tartelete de maçã bravo de Esmolfe, castanhas assadas com moscatel, farófias, creme de especiarias e laranja tostada e, por fim, bombom de arroz-doce e bolo rei crocante.

A carta pode ser apreciada através de dois menus de degustação fixos – “Origens” e “Santar” -, com ou sem harmonização de vinhos, e este ano volta a ser possível optar pelo menu “Nas Mãos do Chef”, onde toda a experiência de degustação é uma seleção exclusiva feita pelo chef Henrique Ferreira no momento.

Terça-feira, 31 Janeiro 2023 10:45


PUB