Briefing | A Equivalenza está a implementar uma nova imagem. Com que objetivos? E como se enquadra o novo posicionamento?
Filipa Cardoso | A Equivalenza assinalou 10 anos de existência, em 2021, o que nos levou a refletir sobre quem somos agora, onde queremos estar, levando-nos a definir um posicionamento mais alinhado com a marca no presente.
É neste contexto que surge “Essentially You”, o novo claim da marca, que coloca o cliente no centro de tudo o que fazemos, antecipando as suas necessidades, fazendo parte da sua essência. Queremos criar uma verdadeira conexão com o cliente, colocando-nos no seu lugar, oferecendo uma compra próxima e honesta, com a qualidade, inovação e compromisso da sustentabilidade que exigem.
A sustentabilidade continuará a ser um dos principais pilares de marca. A preocupação com o meio ambiente e um consumo sustentável está presente em tudo o que fazemos: as nossa principais linhas de produto, cosmética, perfumes e ambientação já têm integrado o sistema de refill (recargas). Não existe nenhuma outra marca no mercado português com este alcance.
Como é que este posicionamento se reflete na comunicação e no marketing?
Delineamos um plano de ações de marketing e comunicação que irá dar voz a este novo posicionamento, “Essentially You”. O novo claim estará presente em loja, com novos materiais e contará com diversos meios de difusão, entre eles um spot internacional realizado pela produtora italiana “Casta Diva”. No novo spot quisemos transmitir a essência e valores de marca, de uma forma simples e original. Além do seu toque intimista e ousado, destacamos neste novo filme a participação da embaixadora de marca, Sofia Ribeiro. Nos países onde contamos com rosto de marca, são o caso de Espanha e de Itália, finalizamos os spots com o testemunho da respetiva embaixadora de marca.
Que ações de marketing tem a marca previstas até ao fim do ano?
O novo posicionamento de marca contará com um plano assente em publicidade, essencialmente digital e televisão, entre outras ativações de marca, que prometem dar muito que falar.
Para quando está prevista a implementação da nova imagem de loja na totalidade das lojas em território nacional?
A estratégia de renovação de imagem de loja iniciada em finais de 2017 teve muito êxito no mercado português: até ao final de 2022 teremos 80% da rede com a nova imagem e acreditamos que em 2023 essa estratégia de renovação estará concluída.
A marca inaugurou recentemente a 10.ª loja em Lisboa. Há planos para abrir mais lojas até ao fim do ano? Em que localizações?
A nível de novas aberturas, a previsão será de 10 lojas até ao final 2023 em todo o território nacional. A par disso, a nossa estratégia passa por estender a nova imagem de loja a todo o território nacional, como forma de sermos mais competitivos oferecendo uma imagem rejuvenescida e mais moderna.
Como justifica que Portugal seja o terceiro mercado da marca, depois de Itália e Espanha?
Com 98 lojas em todo o mercado, estamos presentes em todos os distritos e nos principais centros comerciais de todas as cidades, e essa capilaridade de mercado permitiu-nos chegar aos portugueses. Para além disso, destacamos a nossa proposta de valor, desde o início assente num compromisso de oferecer uma compra inteligente: produtos de grande qualidade, a preços acessíveis.
Quais os objetivos da marca para 2022 em Portugal?
Queremos dar voz a “Essentially You”, através de uma estratégia de comunicação disruptiva, rejuvenescida, que conecte com as diferentes gerações e alinhada com os nossos valores. Queremos continuar a surpreender os nossos atuais clientes e conquistar novos, especialmente nas camadas mais jovens.