O objetivo é reposicionar a marca, fundada em 2010, num segmento premium, clarificar a sua mensagem e transmitir, de um ponto de vista de comunicação, o lado humano desta empresa direcionada à mulher transgénero.
O processo de rebranding resultou, segundo a agência, numa marca “revigorada, vibrante, dinâmica e em que se destaca o lado empático da empresa”.
A promessa de marca foi estruturada com base em três vetores: a garantia de resultados de feminização facial naturais e previsíveis, bem como de uma experiência atenciosa, dedicada e cuidada, e um compromisso assumido para o empoderamento da comunidade transgénero. A promessa é suportada por valores em torno da empatia, ambição, confiança e especialização, traduzidos também na tagline da marca: “Your revelation journey” (“A sua jornada de revelação”). Foi decidido manter o logotipo da marca, que tinha sido anteriormente criado pelo designer Jesus Gilabert, mas expandir o seu universo visual: a história das pacientes da Facialteam faz agora parte do seu universo através de ilustrações de pacientes reais que compõem o storytelling da marca.
Além do trabalho a nível de estruturação de marca, a KOBU Agency fez também uma análise aprofundada a nível da jornada das pacientes com a marca, atuando quer a nível de canais digitais, quer a nível de outros materiais operacionais. O novo website da marca é já reflexo desse trabalho.
“Quando tomámos contacto com a realidade desta marca, rapidamente nos apercebemos que a cirurgia de feminização facial vai muito além da componente estética – lida com o realinhamento da identidade individual e também com a aceitação social das pacientes. Para muitas das pacientes da Facialteam, recorrer à cirurgia facial é uma forma de se libertarem do isolamento e muitas vezes de pensamentos suicidas.”, relata a head of brand strategy da KOBU Agency, Isabel Evaristo.