A nova campanha, que é lançada hoje, dia 1 de julho, surge no seguimento da vontade de contrariar a forma “massiva” como muitas marcas comunicam e de procurar algo que fosse diferenciador. É assim que o diretor de Marketing da McDonald’s Portugal explica esta publicidade, que surge inspirada num vídeo que a influenciadora digital Andreia Pinelas partilhou no TikTok e no qual a sua avó e a sua tia-avó têm uma conversa divertida sobre a insígnia. Sérgio Leal afirma que o verão sempre foi a altura do ano favorita dos jovens, mas sente que também se tornou a época do FOMO (Fear of Missing Out), porque se quer fazer tudo e chegar a todo o lado. É neste seguimento que surge esta parceria, que usa a “sabedoria e autenticidade” destas duas avós, para apresentar as novidades que “todos os fãs vão adorar”.
No que diz respeito aos novos lançamentos, o primeiro destaque vai para os hambúrgueres Big Tasty BBQ and Cheddar Sticks e CBO BBQ Nachos. A escolha do molho barbecue, produzido pela Mendes Gonçalves, surge da ideia de que este ingrediente transporta as pessoas para os churrascos e as refeições ao ar livre que são característicos desta época, como observa o responsável. Outra novidade são os Cheddar Sticks, que vão fazer parte da receita do novo Big Tasty e que serão também disponibilizados em doses de três palitos, o que os torna numa “excelente opção como snack, um ad on no menu ou para momentos de partilha”. Na ementa de verão, os gelados não ficam esquecidos, sendo que os lançamentos da estação são: o Sundae Maracujá, e o McFlurry Twix Original e Triple Choco.
De regresso, está a coleção copocromática de copos Coca-Cola, que já se tornou uma tradição estival da McDonald’s. Este ano, os cinco copos vêm acompanhados com o mote “Coleciona. Desfila. Arranca.”, alavancado na moda. Entre as personalidades que dão a cara a esta campanha, estão: a comunicadora e apresentadora de rádio Catarina Moreira, o ator e modelo Cláudio de Castro, a criadora de conteúdos Vicky Jacobi, a influenciadora digital Leonor Filipa, e Rebeca Caldeira, que protagoniza a publicidade. Cada um deles personifica as cores disponíveis – amarelo, lilás, laranja, vede e vermelho. Vai haver ainda um rosto associado ao copo especial, que ainda não pode ser revelado, mas que promete mexer as redes sociais.
Outra das novidades que os consumidores podem esperar é o alargamento do horário do McDrive até às duas da manhã, durante os meses de verão. Desta forma, Sérgio Leal acredita que os restaurantes vão passar a ser “muito mais do que um ponto de passagem, passando a ser um ponto de encontro”. A divulgação desta informação integra o conceito “Segue a Tua Fome de Mac”, que reflete que o desejo de McDonald’s pode ser realizado a qualquer hora.
A publicidade conta com criatividade da TBWA\BBDO, produção da Krypton e consultoria de produção da pro(u)d.
Simão Raposo




