O “Tech para Todas”, desenvolvido pela NOS em parceria com a Inspiring Girls, pretende ser um lugar dirigido às raparigas e mulheres com interesse nas áreas de tecnologia, mas que não sabem por onde começar. Nesta plataforma, é possível encontrar informação prática, testemunhos, materiais e dicas para construir carreiras tecnológicas.
Para o lançamento deste hub, foi feita uma parceria com o videocast “Plágio”, protagonizado por Mafalda Creative e Mariana Bossy. Desta vez, a rubrica “O que tens na mona?” – onde as youtubers tentam adivinhar a identidade de celebridades que têm num cartão colado na cabeça e não conseguem ver – teve uma novidade. No novo episódio, as criadoras de conteúdo tentaram adivinhar profissões que, geralmente, são mais exercidas por homens, de forma a destacar a falta de associação entre as mulheres e as profissões de cariz tecnológico.
Para o diretor de Marca e Comunicação da NOS, António Fuzeta da Ponte, “é urgente sublinhar a discrepância e contribuir para a eliminar”, num contexto em que apenas 37 % dos quadros das empresas de tecnologia na Europa são preenchidos por mulheres. Considera ainda que a resolução desta desigualdade é “uma maratona e não um sprint” e que, por essa razão, a visibilidade dada pela campanha e o hub de conhecimento agora disponibilizado são “passos na direção certa”.
Esta campanha, com a criatividade e produção d’ O Escritório, está presente nas redes sociais da insígnia.
Simão Raposo