A NOSSA e o Gerador têm pensamento crítico

A NOSSA é a agência responsável pela criatividade da campanha de promoção do novo Programa de Pensamento Crítico Gerador. A iniciativa, com o mote “Sem margem para certezas”, assume o pensamento crítico, a imaginação e o tempo para a reflexão como centrais “numa época marcada pela aceleração e pela imediatez”.

A NOSSA e o Gerador têm pensamento crítico

Esta comunicação pretende posicionar o programa como um espaço de aprendizagem alternativa onde se aprende a questionar e onde o pensamento crítico é estimulado e assumido como “ato subversivo”.

A campanha inclui o conceito criativo e a linguagem visual para os vários suportes com o objetivo de apresentar o Programa de Pensamento Crítico Gerador, provocando o público com perguntas como: “A democracia pede tempo e não lhe tens dado nenhum?”, “Atualizas muito o feed mas nunca a tua forma de pensar?” e “Quem não concorda contigo é ignorante?”.

O fundador e Managing Partner da NOSSA, Duarte Durão, explica que o desafio criativo passou por construir uma identidade e campanha que espelhasse a “irreverência” deste programa educativo, subvertendo as lógicas habituais de comunicação, ao adotar uma abordagem “mais ousada”.

Já o presidente do Gerador, Tiago Sigorelho, diz que esta colaboração com a agência permitiu traduzir um programa educativo “inovador”, distinto do que habitualmente se promove no panorama educativo, numa campanha “simultaneamente provocadora, mas próxima do público”

Ao longo de dez meses, esta iniciativa organiza-se em cinco experiências complementares, dirigidas ao público geral, com a participação de personalidades das áreas do jornalismo, literatura, política, media e criação artística. Entre elas incluem-se Joana Barrios, José Pacheco Pereira, Luísa Sobral, Valter Hugo Mãe, Isabel Mendes Lopes, Joana Gorjão Henriques, Pedro Delgado Alves, Os Espacialistas ou Daniel Sampaio.

Simão Raposo

Quinta-feira, 22 Janeiro 2026 10:55


PUB