Briefing | O que levou a Casavo a mudar a identidade visual nesta altura?
Giulia Gagliardi | Quando uma empresa cresce continuamente, como a Casavo, precisa de um forte conjunto de valores, um propósito claro e ambições, que se refletem numa identidade consistente, única e distinta, e com os quais consumidores e colaboradores se possam relacionar. Esta mudança é um sinal claro da nossa interpretação da marca como um elemento empresarial estratégico, que trará uma vantagem competitiva real no mercado.
Assim, a Casavo precisava de uma nova identidade de marca que pudesse corresponder às ambições da empresa e às novas necessidades de comunicação. Com a evolução da plataforma de um instant buyer para uma plataforma da próxima geração, considerámos importante investir num projeto de rebranding que destacasse a sua vantagem competitiva e o seu fator diferencial em relação às outras soluções existentes no mercado.
Qual o propósito da mudança?
A mudança de marca teve como objetivo espelhar a evolução da plataforma e reforçar o seu posicionamento enquanto a empresa europeia que está a revolucionar o mercado imobiliário. A compra ou venda de casa é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, contudo, a alegria que esta mudança deveria trazer tem sido sobreposta pela complexidade e desgaste do processo tradicional, exacerbados pelo contexto de inflação, de mudança nas condições de acesso ao crédito à habitação, e de escassez de matérias primas e mão de obra no setor da construção.
Com isso em mente, a Casavo sentiu a necessidade de desenvolver uma imagem que refletisse o seu impacto na vida das pessoas, através do seu serviço que está a transformar o processo de compra e venda de casa, tornando-o mais simples, rápido e transparente. Para esta alteração, a equipa de branding da Casavo trabalhou em conjunto com a agência internacional Design Studio.
Em que medida a imagem reflete o novo posicionamento da marca?
A nova imagem reflete o progresso da Casavo e assenta em três pilares essenciais para o futuro da plataforma. Por um lado, mostra a evolução de instant buyer para uma plataforma da próxima geração, alavancada na sua tecnologia patenteada, onde vendedores e compradores podem realizar a sua jornada com todo o apoio dos profissionais da Casavo. Reforça também o facto de ser uma empresa global com forte impacto e ação locais, adaptando-se à cultura e dinâmicas de cada setor imobiliário onde atua. Por fim, procura aproximar a marca de todas as gerações e criar relações mais fortes, já que os vendedores são principalmente Baby-Boomers e Gen X, e os compradores maioritariamente Millennials e Gen X.
E de que forma funciona como elemento de atratividade de proprietários, compradores e profissionais do setor imobiliário?
Procurámos desenvolver uma marca que se pudesse aproximar tanto de um target mais adulto, como de um público mais jovem. Assim, a nova imagem apresenta uma série de elementos que transmitem confiança e os transportam para uma mudança positiva na sua vida. Os traços em curva e em crescendo da nova imagem, representando as voltas que a vida dá, transmitem um sentimento que pretendemos que se associe à Casavo: o de seguir em frente e sempre para melhor. O novo logotipo dá vida “ao abrir portas” para novas possibilidades de um modo leve, descomplicado e divertido.
Por isso, na letra C, é possível ver-se o símbolo de porta que habitualmente se encontra nas plantas das casas. Já os dois A mostram robustez como os alicerces de uma casa. A cor laranja, num tom vivo e alegre, foi utilizada como cor principal, equilibrada por um verde escuro, tranquilizante e tons pastel relaxantes que, em conjunto, transmitem a sensação de liberdade, tranquilidade e alegria no momento de vender ou comprar casa. Para se dirigir aos agentes imobiliários, público relevante para a plataforma, um verde brilhante assume-se como cor principal com o intuito de transmitir clareza e tecnologia.
O lançamento da nova imagem é acompanhado por uma campanha. O que a torna necessária?
A primeira campanha com a nova identidade de marca envolve tanto canais out-of-home, como canais digitais, e gira em torno dos conceitos de liberdade e alegria que queremos transmitir à medida que será possível ler: “Inicie um novo capítulo na sua vida. Venda e compre casa sem complicações”. O “sentimento Casavo” é ainda reforçado pelas fotografias, da autoria do famoso fotógrafo Alexander Coggin.
A campanha arrancou com 300 múpis em toda a cidade de Lisboa e 300 faces nos autocarros da Carris.
Quais as expetativas para o fecho do ano?
Quando chegámos a Lisboa, em janeiro de 2022, anunciámos um plano de investimento de mais de 100 milhões de euros para adquirir e renovar imóveis, e estamos a cumprir o nosso plano inicial de aquisições.
Temos recebido um feedback muito positivo, sendo que, nos últimos oito meses, ainda numa fase de lançamento, já realizámos mais de 40 transações de compra e venda de casa nesta cidade. Estamos a comercializar um primeiro conjunto de apartamentos renovados de diferentes tipologias e para diferentes segmentos, e estamos confiantes no crescimento do número de transações de compra e venda até ao final deste ano.