A opinião de… Beltrán Seoane

A IA dá o mote do nosso aniversário. O Agency Director da Meta em Portugal e Espanha aceitou o desafio de dar a sua visão sobre a implementação desta tecnologia no setor.

A opinião de... Beltrán Seoane

Sempre que surge uma nova tecnologia, a sequência é a mesma: ficamos entusiasmados com as suas potencialidades, depois assustados com os eventuais riscos, e, por fim, aceitamos e adotamos a tecnologia. Hoje, estamos novamente num momento de viragem: mais de 20% do conteúdo do Facebook e Instagram é recomendado pela IA, que mostra pessoas, grupos ou contas que você não segue – isto já é cerca de 40% do conteúdo que vemos no Instagram. E desde que lançamos o ‘Reels’, as recomendações de IA são 24% do tempo gasto no Instagram. Não há dúvida de que a IA é transformadora e disruptiva, mas acreditamos que vai produzir grandes resultados para as empresas.  

Hoje, a tecnologia no centro do debate é a IA Generativa. A IA Generativa tem o potencial para espoletar a criação de experiências novas e envolventes, tanto para as empresas como para as pessoas no geral. Esta tecnologia oferece ferramentas para a criação de conteúdos que antes não existiam, numa questão de segundos. Estes modelos permitem, por exemplo, inspirar as marcas a criar anúncios, a superar algum bloqueio criativo, a que tenham opções de copy para manter um registo, ou a mudar completamente o tom. São imensas possibilidades, e estes são apenas alguns pequenos exemplos.

A IA Generativa utiliza algoritmos de machine learning baseados em dados do mundo real para criar imagens, sons, vídeos, e até para desenvolver código. Esta tecnologia ajuda as máquinas a entender melhor o mundo e a traduzir este entendimento em possibilidades incríveis para os utilizadores, criadores de conteúdo e empresas.

Sem dúvida que a IA não é um foco novo para nós. Há muitos anos que aplicamos IA no nosso sistema de classificação de anúncios. Contudo, ao longo dos últimos anos, temos investido fortemente em IA para que as ferramentas possam evoluir e ajudar os anunciantes neste ecossistema de anúncios digitais. Neste momento, em que as empresas procuram tirar o máximo partido do seu orçamento publicitário, a IA é um aliado fundamental para enfrentar um panorama publicitário complexo e em constante mudança; precisamos de o olhar de frente. Afinal, o futuro está aqui.

Beltrán Seoane, Agency Director da Meta em Portugal e Espanha

Terça-feira, 24 Outubro 2023 10:35


PUB