A UNICEF e a AXA querem segurança no digital

“Segurança na rede: Rede de segurança” é o mote da nova campanha de sensibilização da UNICEF Portugal, com o apoio da AXA, dedicada à promoção de um ambiente digital mais seguro para crianças e jovens. O projeto inclui o podcast “Segurança na Rede”, que é lançado hoje, 21 de abril, Dia Nacional de Sensibilização sobre o Cyberbullying.

A UNICEF e a AXA querem segurança no digital

A campanha parte de uma questão central: “Estamos a preparar, verdadeiramente, as crianças para estarem seguras online ou apenas a restringir o seu acesso ao mundo digital?”. O objetivo é sensibilizar as famílias para os riscos da internet e partilhar recomendações de segurança para crianças e jovens.

O projeto inclui o lançamento do podcast “Segurança na Rede”, uma produção da UNICEF Portugal, em parceria com a AXA e com o apoio do jornal Público. Além disso, disponibiliza online um conjunto de recomendações práticas, dicas e recursos pedagógicos dirigido a famílias, educadores e profissionais, com o objetivo de apoiar a construção de uma experiência digital mais segura, consciente e equilibrada.

“O mundo digital continua amplamente desregulado e raramente tem em conta o superior interesse das crianças, o que facilita a disseminação de conteúdos perigosos”, começa por dizer a diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori.

A responsável cita ainda dados da Comissão Europeia, que revelam que, em Portugal, cerca de 91 % das famílias têm acesso à internet em casa, mas apenas 56 % tem um nível de literacia digital básico ou superior. E alerta: “É fundamental apoiar os pais para que possam acompanhar os filhos e para que estes saibam equilibrar o tempo que passam online e fora da internet. O papel das escolas é crucial também na sensibilização, na educação e no desenvolvimento do pensamento crítico tanto das crianças e dos jovens, como das suas famílias”.

Por seu lado, o Group Chief Security Officer da AXA Group Operations afirma que a parceria “ilustra o compromisso da AXA em desempenhar o seu papel como uma seguradora responsável na proteção dos jovens contra os perigos online”. Arnaud Tanguy explica ainda que a iniciativa da marca “Cybervengers” se destaca pela sua “banda desenhada educativa que aborda de forma envolvente temas críticos como o phishing, a dependência online e o assédio”.

Carolina Neves

Segunda-feira, 21 Abril 2025 13:03


PUB