Desenvolver ideias inovadoras, ter a mentalidade correta e utilizar a nossa experiência são aspetos essenciais para elevar o nosso desempenho ao próximo patamar. Nos últimos anos, as evoluções e mudanças na tecnologia aconteceram de maneira tão rápida que aquilo que há 15 anos considerávamos como afiliados é completamente diferente dos modelos de afiliados que temos atualmente.
Esta é uma indústria que muda muito rapidamente, com o aparecimento de novos modelos de afiliados, a experiência do consumidor expande-se e a inovação assume o controlo. É do conhecimento de todos que o número de pessoas que usam telemóvel e têm acesso à internet como afiliados é cada vez maior, o que exige adaptação e o desenvolvimento de novas ferramentas revolucionárias que permitam seguir os consumidores-alvo e estudar os seus comportamentos online.
Considerando a velocidade das novas tecnologias, é difícil dizer qual é o próximo passo para o marketing de afiliados, contudo apresentamos algumas projeções:
- Mobile – Continuará a ser uma força imparável
Temos a certeza que o mobile commerce continuará em força: isto é suficiente para as mentes dos afiliados estarem atentos à monetarização de oportunidades. Está na altura de as empresas otimizarem os sites e a a publicidade para smartphones e tablets, adaptarem as aplicações para uma interface mais amigável, um checkout mais seguro e garantirem que o telemóvel faça um upgrade e nunca deixe de testar.
- Perceção das experiências do consumidor/big data
Otimizar a estratégia requer utilizar todo o conhecimento, e por isso o big data é crítico para o sucesso do negócio dos afiliados. Esses dados, baseados no comportamento de navegação do consumidor, vão ajudar a seguir transações e fornecer melhores informações sobre esse consumidor. A capacidade de fazer upgrade do nosso desempenho baseado nesta definição especializada de perfis dos utilizadores é o próximo grande aspeto disruptivo, contribuindo para ajudar a criar conteúdo direcionado, relevante para o consumidor em causa, colocando-o no caminho certo para iniciar uma conversão. É muito importante estar preparado para uma conversa com os utilizadores, de modo a responder imediatamente às suas necessidades, personalizando as mensagens, investindo na compreensão do público-alvo.
- Variedade é a chave: único, nichos não explorados
Num mercado como o dos afiliados é sempre boa ideia ser único e não fazer o que todos os outros fazem. Encontrar um nicho e novas oportunidades pode ser uma vantagem para ultrapassar a concorrência. Um nicho único, adaptável e identificável irá representar um público específico, mais fácil de identificar e que no futuro se pode expandir para um público de maior dimensão. As marcas de luxo, por exemplo, têm assistido ultimamente a um forte crescimento e nada indica que irá abrandar.
- Elevada qualidade do conteúdo de marketing
Um conteúdo de elevada qualidade assumirá um papel cada vez mais importante, uma vez que é muito valioso para o ranking do motor de busca. Esse conteúdo de qualidade, devido à sua credibilidade, dará ao consumidor uma razão para revisitar o site e clicar no seu afiliado, gerando assim conversões.
Conclusão:
Cada vez mais, o marketing nos dispositivos móveis tem-se assumido como o elemento chave que tem modificado tudo. Focar nas tendências e inovações, estar a par das mais recentes alterações na tecnologia vai ajudar os marketeers afiliados a ter sucesso. Só precisamos de nos adaptar aos novos modelos de afiliados, utilizar o poder e conhecimento dos dados para otimizar as estratégias.
O elemento mobile é uma força imparável e, se queremos apanhar a tendência, é crucial que nos adaptemos a ela e que percebamos as dinâmicas dessa mudança.
Para alcançar o sucesso acompanhe as tendências, reaja às novas tecnologias, encontre parceiros que tenham uma boa expertise e uma grande gama de serviços adaptáveis a estas alterações e ajuste as suas ofertas à procura do consumidor.
Carmen Lumina, Managing Director BitterStrawberry e speaker no The European Summit