As novas oportunidades de relevância

Sandra Alvarez
“O futuro das marcas depende da capacidade de gerar relevância e compreender a forma como a tecnologia afeta o comportamento dos seus consumidores, o seu processo de tomada de decisão e, em última instância, a sua vida”, escreve a diretora-geral da Havas Media, Sandra Alvarez Batista, num artigo de opinião acerca do Life Tracking.

“O avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos interfaces de utilizadores levaram à explosão de uma das recentes tendências digitais a nível mundial – o Life Tracking. Este fenómeno traduz-se na possibilidade de um equipamento medir e processar dados da vida diária de qualquer pessoa e extrair daí um resultado que seja mais do que um mero número.

Os equipamentos e sistemas associados ao Life Tracking incluem wearable computing – sensores, marcadores e câmaras incorporadas no vestuário e acessórios do dia e pequenos dispositivos inteligentes conectados à Internet. Ao utilizar um destes sistemas, qualquer pessoa pode medir e monitorizar o que come, a forma como dorme, as compras que faz, assim como a sua prática de exercício físico.

Esta forma de quantificar as mais diversas atividades diárias traz para os consumidores vantagens óbvias. As pessoas têm hipótese de manter um registo atualizado, de se comparar com os outros e de melhorar alguns aspetos que antes não eram registados. Aplicações que monitorizam a qualidade do sono podem ajudar as pessoas a dormir melhor, alterando simples hábitos; tal como aplicações que medem o número de passos dados num dia podem contribuir para reduzir o sedentarismo.

Para além das vantagens para os consumidores, há um grande potencial de construção de relações relevantes entre marcas e consumidores. O futuro das marcas depende da capacidade de gerar relevância e compreender a forma como a tecnologia afeta o comportamento dos seus consumidores, o seu processo de tomada de decisão e, em última instância, a sua vida.

Existem muitas áreas de oportunidades que podem ser concretizadas, por exemplo, através do lançamento de desafios patrocinados pelas marcas, do estabelecimento de uma ligação com as pessoas em torno das suas conquistas pessoais e do seu valor emocional. Algumas das áreas com maior potencial são vida saudável, desportos de competição, melhorias em casa ou poupança de dinheiro.

Outra forma que as marcas têm de interagir com os consumidores, acrescentando simultaneamente valor, é a disponibilização de feedback e recomendações em tempo real. Tudo isto com base nos dados disponibilizados pelas aplicações de life tracking.

Há, contudo, algumas considerações que as marcas deverão ter linha de conta se quiserem interagir com os seus consumidores através de aplicações de life tracking: 1) Os dados disponibilizados devem ser interativos, interessantes e simples de compreender e partilhar; 2) Deverá haver oportunidade para cada pessoa comparar o seu desempenho individual com o das outras pessoas, seja este medido através de pontos ganhos, calorias perdidas, quilómetros percorridos ou dinheiro poupado; 3) as partilhas deverão ser recompensadas através de estratégias de gamification.

Por outro lado, esta tecnologia permite a obtenção de um conjunto de dados mais rigorosos, mensuráveis e em maior volume sobre o comportamento real dos consumidores. Historicamente, os marketers têm usado questionários para obter este tipo de dados, mas os inquéritos nem sempre são fidedignos, porque as respostas dos indivíduos se baseiam naquilo que pensam na altura, o que pode ser volátil. Neste caso, trata-se de dados reais. Desta forma, as marcas podem comparar e validar as intenções declaradas com dados efetivos sobre o comportamento dos consumidores, e assim validar as estratégias que se propõem a implementar.

Estamos a assistir à emergência do novo “eu” com indicadores cada mais quantificáveis. Esta é uma grande oportunidade para as marcas, que assim podem conhecer melhor os seus consumidores e descobrir novas formas mais relevantes de com eles se relacionarem”.

Sandra Alvarez Batista
Diretora executiva da Havas Media

Fonte: Briefing

Quarta-feira, 07 Agosto 2013 12:11


PUB