O objetivo do “Barómetro de Marketing” é dar uma visão abrangente sobre o estado do setor em Portugal, destacando as principais tendências, os desafios e as perspetivas para o futuro. De acordo com o relatório, as estratégias de sustentabilidade e a gestão da experiência do cliente continuam a ser grandes apostas das empresas, o que mostra a crescente preocupação com a personalização de mensagens e com o impacto social e ambiental das estratégias.
Em relação ao principal obstáculo identificado, a atração, aquisição e retenção de clientes foi o mais referido, superando os desafios tecnológicos e criativos.
No que diz respeito à adoção de estratégias de marketing digital, as redes sociais surgem como a ferramenta mais utilizada, seguidas pelo SEO (Search Engine Optimization) e pelo e-mail marketing. Contudo, os canais indicados como mais eficazes são o marketing de conteúdo e a publicidade tradicional. As colaborações entre empresas, agências e freelancers estão, também, a tornar-se uma prática comum, com 73 % das companhias a contarem com elas para desenvolver as suas campanhas de marketing.
Segundo as respostas dadas, a sustentabilidade releva-se como uma das grandes prioridades para o futuro, com um elevado número de empresas a investirem em métricas ESG (Environmental, Social and Governance) nas suas estratégias. O papel do marketing na promoção da sustentabilidade foi destacado pelos participantes como uma área-chave para o crescimento das empresas nos próximos anos.
Este estudo indica ainda que o investimento no marketing continua a expandir-se, com 55 % das empresas a reportarem um crescimento nos seus orçamentos, enquanto 39 % mantiveram os investimentos constantes.
Simão Raposo