Criada em 2022 e com arranque oficial em 2024, a Bloop é uma startup portuguesa liderada por profissionais com mais de uma década de experiência, e que vêm de empresas como a Amazon, a Microsoft, a Farfetch, a Uber e a Worten.
Com sede em Portugal, a empresa tem uma estratégia de internacionalização e planos de crescimento já em curso. Aponta para setembro o go-to-market em Portugal e para 2026 a expansão para outros mercados. Previsto para o ano de 2027 está o alargamento ao mercado dos EUA e a outras geografias fora do continente europeu.
A Bloop prevê avançar com uma versão beta no próximo mês de março, altura em que a plataforma ficará funcional, mas com acesso exclusivo a uma comunidade fechada de embaixadores. Para acederem à plataforma, nesta fase, os utilizadores irão necessitar de um convite direto de um embaixador.
“Dentro de dez anos, todos os negócios de e-commerce irão convergir para modelos de social commerce/shopping, e os clientes comprarão com base nas recomendações de outros clientes. A Bloop está a transformar o futuro do e-commerce, desafiando o status quo dos marketplaces tradicionais, redistribuindo as comissões de vendas aos utilizadores e alimentando o crescimento impulsionado por eles”, afirma o CEO e cofundador da Bloop, Francisco Rodrigues.
Esta rede social de compras conjuga um marketplace com redes sociais (promovendo avaliações e recomendações), e recompensa os utilizadores por partilharem experiências reais e honestas sobre os produtos que adquirem junto das suas comunidades. Deste modo, explicam, a promoção do consumo oferece aos clientes maior poder de compra e ajuda os utilizadores a descobrirem produtos e serviços através de partilhas comunitárias.
O modelo de incentivos deste marketplace permite aos utilizadores ganharem: até 10 % do valor da compra em créditos na carteira Bloop ao fazerem uma publicação recomendando o produto, e até 5 % por venda gerada através de referências (compras realizadas pela recomendação do utilizador). Os créditos podem ser totalmente resgatados para produtos ou experiências à venda na plataforma.
João Bernardo