Criativos e marketers confiantes no futuro, mas não recomendam o trabalho

Primeira parte do estudo IPAM x Briefing, com o apoio da APPM.

Criativos e marketers confiantes no futuro, mas não recomendam o trabalho

De acordo com o questionário realizado e começando pela primeira vertente para avaliar o sentimento dos marketers e dos profissionais das agências criativas, particularmente os níveis de confiança que estes depositam a curto prazo, procurou-se perceber se têm uma “muito boa”, “boa”, “má” ou “muito má” perspetiva quanto à sua atividade para 2024. Assim, para os que trabalham em agências criativas quis-se saber qual a sua perspetiva para a indústria das agências criativas para este ano. Já aos marketers questionou-se qual a sua perspetiva para o desenvolvimento de atividades na área do Marketing na sua organização para 2024.

Foi possível apurar que a maioria dos profissionais de agências criativas (87%) apresenta uma opinião extremamente positiva, no que diz respeito à atividade a curto prazo. Na realidade, 81% responderam que têm uma perspetiva boa e 6% dizem ter uma perspetiva muito boa para 2024. Nenhum tem uma perspetiva muito má. Há, no entanto, a considerar que 13% têm uma perspetiva má.

E os profissionais de marketing? Os resultados mostram semelhanças, dado que 60% tem uma perspetiva boa e 20% tem uma perspetiva muito boa. Somente 2% tem uma expectativa muito má e 18% má.

Se puxarmos a fita atrás, verifica-se um decréscimo de 10 pontos percentuais comparativamente com 2023. Isto porque há menos marketers com uma perceção positiva a curto prazo, em oposição com os que trabalham em agências criativas. Enquanto que em 2023 eram 84% os profissionais em agências criativas com uma ideia positiva, tendo subido para 87% no ano seguinte, no campo dos marketers passou-se de 90% (2023) para 80% (2024).

A médio prazo, perguntou-se aos participantes se têm uma perspetiva “muito boa”, “boa”, “má” ou “muito má” relativamente à sua atividade e desenvolvimento de atividades para os próximos três anos. 79% dos profissionais de agências criativas assumem uma perspetiva positiva. 21% dizem, por seu turno, ter uma perspetiva má. Quanto aos marketers, 88% têm uma perspetiva positiva e 12% uma perspetiva negativa. Assim, a curto prazo há mais profissionais das agências criativas positivos do que marketers. Porém, a médio prazo, os valores invertem-se.

Relativamente a longo prazo, avaliou-se a perspetiva futura da indústria das agências criativas ao perguntar se os participantes recomendariam a um familiar ou a um amigo, uma profissão numa agência criativa. Aos marketers questionou-se se recomendariam, a um familiar ou a um amigo, uma profissão na área do Marketing de uma organização.

Segundo os resultados, 64% dos profissionais de agências criativas e 38% dos marketers são detratores, ou seja, não recomendam uma carreira profissional nas suas áreas. Os profissionais das agências criativas, quando se comparam com os marketers, são os que menos recomendam uma carreira na sua vertente profissional.

Se olharmos para a percentagem de promotores, ou seja, os que recomendam ativamente uma carreira profissional na sua área, observa-se que são mais os marketers que respondem positivamente (26%), face aos profissionais das agências criativas (10%).

João Bernardo

*Este artigo pode ser lido na íntegra na edição impressa de agosto de 2024

Segunda-feira, 23 Setembro 2024 11:49


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