A European Marketing Confederation estabeleceu o dia 27 de Maio como o Dia International do Marketing, sendo atualmente celebrado um pouco por todo o mundo. Esse dia foi escolhido em homenagem a Philip Kotker, nascido nesse mesmo dia no ano de 1931 na cidade de Chicago. Kotler é reconhecido mundialmente como o “Pai do Marketing Moderno” sendo uma lenda, ainda viva, desta área, com mais de 80 livros publicados.
Para um apaixonado pelo marketing como eu, ter tido a possibilidade de estar duas vezes com Philip Kotler, representa uma memória inesquecível de ter podido conhecer e conversar com alguém tão decisivo no impulso que a atividade de marketing teve no mundo.
Numa dessas vezes, num evento organizado pelo IPAM, onde ele foi naturalmente o orador principal, tive a felicidade de o apresentar e chamar ao palco. Nesse mesmo instante uma plateia de mais de 1.000 pessoas levantou-se, gritou, emocionou-se e tirou fotografias à estrela do marketing, num momento muito semelhante à entrada das bandas em concertos de música.
Atualmente, e olhando para os dados do último ano, verificamos que os gastos com publicidade e marketing em todo o mundo cresceram cerca de 5%, para mais de 1,65 triliões de dólares, valor que equivale ao produto interno bruto da Coreia do Sul, quando este país asiático se constitui como a 13ª economia global.
De acordo com o Statista, havia recentemente cerca de 65 milhões de profissionais de negócios e marketing em todo o mundo distribuídos por uma ampla gama de profissionais, incluindo aqueles que atuam em marketing, estratégia, publicidade, relações públicas, pesquisa de mercado e outras áreas afins.
Nas últimas décadas assistimos a um enorme ganho de importância do marketing dentro das organizações. O mundo mudou. Muito. Demasiado nos últimos anos. Rápido. Muito rápido. As fronteiras, os países, as guerras, a medicina, o trabalho, as empresas, as famílias, as amizades, os relacionamentos, as políticas, a mobilidade, a habitação, a segurança ou a tecnologia. Claramente que vivemos hoje de uma forma diferente dos nossos pais. Que também eles já viveram de uma forma muito diferente dos nossos avós. O futuro do marketing passará assim por antecipar, desenhar e produzir soluções para o futuro que já aqui está.
Hoje comunicamos muito mais e com mais gente. Para isso foram decisivas as novas tecnologias que nos permitem ler, ouvir, sentir, tocar e cheirar onde, quando e como desejamos. As escolas ensinam de forma diferente, os jornais passaram a ter extensões virtuais e tudo se sabe de forma rápida e eficaz. As modas e tendências são ditadas por grupos de influenciadores que rapidamente conseguem ter o mundo inteiro em sintonia. A chave do sucesso está em entender como tudo funciona.
No momento em que celebramos mais um Dia Internacional do Marketing ficam duas certezas: a área vai continuar a ganhar importância nos próximos anos assumindo-se como a abordagem principal das empresas nos negócios e a inteligência artificial vai fazer evoluir o marketing para novos patamares.