É portuguesa, com certeza. Com um nome que antecipa o seu foco: produtos naturais. É a Bam&Boo. Com cinco anos, é ainda uma criança no mundo das marcas, mas vontade de crescer não lhe falta. E as sementes da ambição foram já lançadas no terreno de uma venture capital de sucesso.
Tudo começou…
Tudo começou por um encontro de vontades de três amigos – Francisco Camacho, Fernando Ribeiro e Nuno Catarino. Conheceram-se quando trabalhavam em multinacionais, tendo-se cruzado no mercado angolano. Estava-se em 2017 e eram todos pais. Foi a coincidência perfeita para chegarem à conclusão de que queriam fazer algo positivo, com impacto, que ajudasse a resolver problemas decorrentes da crise climática e, ao mesmo tempo, respondesse a uma necessidade dos consumidores. A União Europeia tinha acabado de aprovar a diretiva que bania os plásticos de uso único. Daí ao primeiro produto foi um passo: uma escova de dentes para “mitigar o problema do plástico”.
Tríade virtuosa
O que une o portefólio da marca é o facto de os produtos serem naturais, sustentáveis, cruelty-free, veganos e inovadores. Mas o que a diferencia da oferta do mercado: os fundadores respondem que é uma tríade que conjuga inovação de produto, procura de soluções de embalagem sustentáveis e personalização da oferta adaptada a cada cliente.
Bam + Boo
O nome tem uma explicação fácil. E tem tudo a ver com dois dos valores associados à marca: ambiente e família. O Bam vem de bambu, o material do primeiro produto – uma escova de dentes. Mas, quiseram humanizá-lo, dar-lhe personalidade. “A escova de dentes é, talvez, o primeiro ou segundo objeto em que pegamos, não há emoção”, partilha Fernando Ribeiro. E, por isso, o bam também é de panda, porque se alimenta de bambu, mas, sobretudo, porque é um animal, ao mesmo tempo, de força e delicado, como a natureza. E o Boo? Foi emprestado pela filha de Fernando, pois é assim que é conhecida. Com cinco anos, está na fase dos porquês. E, com ela, a marca torna-se mais real.
Mais clean
Até 2022, e sendo fiel às origens, o panda era o protagonista da identidade visual da Bam & Boo. Mas, nesse ano a mudança aconteceu, motivada pelo desejo dos sócios de adaptar a marca a uma nova realidade. O logótipo, o packaging e os materiais de comunicação tornaram-se mais clean, passando a remeter para o cuidar e para a humanização. Em harmonia com este posicionamento, emerge a nova assinatura – Take Care.
Take Care
Cuidar. Este é o claim da marca e a sua missão. Cuidar do ambiente, dos consumidores e das famílias. Com três propósitos no horizonte. Desde logo, contribuir para minimizar um problema de saúde pública, que decorre do facto de muitos produtos convencionais possuírem ingredientes “altamente nocivos” para a saúde. Depois, claro, há a questão ambiental. Porque a indústria de higiene pessoal é uma grande poluidora. “Quanto piores forem os produtos, mais mal fazemos ao planeta”, comentam os fundadores da Bam&Boo. E, finalmente, a eficácia. Porque entendem que a grande maioria dos produtos naturais não cumpre aquilo a que se propõe, oferecendo uma má experiência aos clientes, estão empenhados em “criar produtos naturais que realmente funcionem”.
Ambição
Democratizar o acesso a produtos sustentáveis e ecológicos é a ambição da Bam & Boo. Ter impacto a nível global está no horizonte para os próximos cinco anos. Um trampolim para esta meta é, certamente, a entrada, em 2021, no portefólio do fundo de venture capital Indico Capital Partners. Atualmente, está presente em mais de 60 países, através da plataforma de e-commerce e de parceiros distribuidores. Reino Unido, Itália, Espanha e Irlanda são alguns dos mercados, com os Estados Unidos em testes. “Vendemos para os sítios mais inusitados”, comenta, a propósito, Fernando Ribeiro. Aliás, cerca de 70% das vendas são fora de Portugal. Voltando à ambição, Francisco Camacho faz a tradução em números: alcançar os dez milhões de euros de faturação nos próximos anos.
Best-sellers
O primeiro produto – a escova de dentes – é também o best-seller. Mas, não está sozinho nas escolhas dos consumidores: tem a companhia da pasta de dentes, do desodorizante, do champô e dos sabonetes. E quem compra? Mais de 70% são mulheres e mais de metade dos clientes possui entre 30 e 40 anos. Recargas e produtos desidratados são as opções que estão na linha de projetos destes amigos que se tornaram sócios.
Fátima de Sousa

