De acordo com a BCG, metade dos profissionais de Marketing planeia adotar IA, considerando tratar-se de um recurso que melhora a automatização, a velocidade e a produtividade. E mais de metade prevê um crescimento de 5 % da receita nos seus projetos comerciais baseados em IA Generativa.
“Atualmente, os diretores de Marketing enfrentam um ambiente concorrencial intenso e uma elevada pressão para conseguir rapidamente melhores resultados com menos recursos”, afirma o Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, Tiago Kullberg. “Neste contexto, estão mais pragmáticos e a usar já a IA Generativa para aumentar a eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ‘ouvir’ melhor os consumidores. No futuro, a grande promessa da IA Generativa é a personalização em escala, mas isso requer tempo e uma transformação maior, combinando a analítica preditiva com uma operativa focada em gerar volume de interações de qualidade com os consumidores, para continuamente aprender e melhorar”, acrescenta.
Questionados sobre os impactos da IA Generativa no setor, 78 % dos diretores de Marketing revelam-se otimistas e 75 % confiantes, representando um aumento de quatro pontos percentuais (pp.) em ambos desde o ano passado. Porém, 18 % rejeita esta tecnologia, percentagem que subiu seis pp. face aos 12 % registados no período homólogo anterior, demonstrando algum receio na sua adoção.
As prioridades dos diretores de Marketing quanto à utilização da IA Generativa são: a criação de conteúdos (36 %); a monitorização de redes sociais (32 %); a escrita de textos (copywriting) (31 %); e a segmentação, personalização e análise preditiva (27 %), sendo que estes estão a utilizar a tecnologia para conseguir obter feedback mais específico, assente em dados sobre variações nos segmentos de clientes e diferenças em relação à concorrência, permitindo-lhes ganhar vantagens competitivas nos seus mercados. Todavia, em termos de qualidade dos conteúdos, ainda há necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de IA Generativa implementadas, visto que 70 % dos diretores inquiridos estão preocupados com o seu impacto na criatividade e no posicionamento das marcas e, por isso, cerca de metade destes afirma estar a contratar talento com competências específicas de IA Generativa para reforçar a criatividade humana à medida que vão sendo adotadas ferramentas tecnológicas mais sofisticadas.
João Bernardo