Diretores de Marketing querem investir milhões em IA, até 2027

Mais de dez milhões de dólares é quanto três em cada cinco diretores de Marketing das empresas a nível global planeiam investir em iniciativas de Inteligência Artificial (IA), durante os próximos três anos. As conclusões são do estudo “How CMOs are shaping their GenAI future”, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG).

Diretores de Marketing querem investir milhões em IA, até 2027

De acordo com a BCG, metade dos profissionais de Marketing planeia adotar IA, considerando tratar-se de um recurso que melhora a automatização, a velocidade e a produtividade. E mais de metade prevê um crescimento de 5 % da receita nos seus projetos comerciais baseados em IA Generativa.

“Atualmente, os diretores de Marketing enfrentam um ambiente concorrencial intenso e uma elevada pressão para conseguir rapidamente melhores resultados com menos recursos”, afirma o Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, Tiago Kullberg. “Neste contexto, estão mais pragmáticos e a usar já a IA Generativa para aumentar a eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ‘ouvir’ melhor os consumidores. No futuro, a grande promessa da IA Generativa é a personalização em escala, mas isso requer tempo e uma transformação maior, combinando a analítica preditiva com uma operativa focada em gerar volume de interações de qualidade com os consumidores, para continuamente aprender e melhorar”, acrescenta.

Questionados sobre os impactos da IA Generativa no setor, 78 % dos diretores de Marketing revelam-se otimistas e 75 % confiantes, representando um aumento de quatro pontos percentuais (pp.) em ambos desde o ano passado. Porém, 18 % rejeita esta tecnologia, percentagem que subiu seis pp. face aos 12 % registados no período homólogo anterior, demonstrando algum receio na sua adoção.

As prioridades dos diretores de Marketing quanto à utilização da IA Generativa são: a criação de conteúdos (36 %); a monitorização de redes sociais (32 %); a escrita de textos (copywriting) (31 %); e a segmentação, personalização e análise preditiva (27 %), sendo que estes estão a utilizar a tecnologia para conseguir obter feedback mais específico, assente em dados sobre variações nos segmentos de clientes e diferenças em relação à concorrência, permitindo-lhes ganhar vantagens competitivas nos seus mercados. Todavia, em termos de qualidade dos conteúdos, ainda há necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de IA Generativa implementadas, visto que 70 % dos diretores inquiridos estão preocupados com o seu impacto na criatividade e no posicionamento das marcas e, por isso, cerca de metade destes afirma estar a contratar talento com competências específicas de IA Generativa para reforçar a criatividade humana à medida que vão sendo adotadas ferramentas tecnológicas mais sofisticadas.

João Bernardo

Segunda-feira, 21 Outubro 2024 12:45


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