É FunnyHow como o Time Out Market celebra o Natal

O Time Out Market Lisboa apresenta a sua campanha de Natal, “Christmas Food For Thought”, que conta com a criatividade da FunnyHow. Juntam-se para contar a história de seis refugiados através de um prato típico dos seus países, convidando todos a celebrar – e a pensar.

A campanha foi pensada para o digital e inclui um filme sobre a iniciativa e outros seis dedicados à história de cada uma das pessoas refugiadas envolvidas, em que mostra também o processo de criação do prato com os chefs do mercado. Os vídeos estão disponíveis no YouTube e nas redes sociais.

É através da comida que a publicidade mostra o lado de quem é obrigado a deixar para trás tudo o que tem e a reconstruir asua vida noutro país.

Elyas, Ayiman, Samir, Svitlana, Vimbayi e Tetiana são os nomes das pessoas que protagonizam esta história. Assim, “Christmas Food For Thought”, conta a história destes refugiados, neste que é um Natal “nada típico”. O Time Out Market Lisboa acredita que a comida nunca é só comida, uma vez que, por detrás, tem uma história que faz com que cada prato se encha de memórias de algum momento da vida ou de algum lugar no mundo.

Elyas Rahrow, empresário vindo de Cabul, junta-se à chef Marlene Vieira (Zumzum Gastrobar) para criar um prato inspirado nos sabores afegãos; Samir Karimi, junta-se ao chef Henrique Sá Pessoa (ALMA, 2* Michelin); a chef Manuela Brandão (Pap’Açôrda) inspirou-se na história de Tetiana Voronina, uma engenheira que foi forçada a abandonar Odessa este ano, quando o conflito na Ucrânia começou; também da Ucrânia veio Berezhna Svitlana, designer de moda nascida em Kiev, que colaborou com o chef Vincent Farges (Epur, 1* Michelin); o chef Miguel Castro e Silva (Casario; deCastro) agarrou a história de Ayiman Alshaqrouni, vinda de Tripoli na Líbia, onde se dedicava ao serviço de catering; e Vimbayi Chidavaenzi, do Zimbabué, ficou a chef Susana Felicidade (Cozinha da Felicidade).

A esta campanha junta-se, ainda, o Portugal com ACNUR e ao Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR/UNHCR).

“Com uma guerra à porta da Europa, este ano pode ser tudo menos típico, sobretudo quando falamos no Natal que traz sempre a tradição ao de cima. Fomos desafiados pelo Time Out Market Lisboa a fazer algo diferente e sabendo que é um mercado visitado por pessoas de todo o mundo que procuram comida típica, tínhamos de ir por esse caminho”, refere o chief creative officer da FunnyHow, César Sousa.

“Queremos que as pessoas olhem para estas pessoas e entendam a sua história através de um dos elementos mais agregadores do mundo: a comida”, conclui.

briefing@briefing.pt 

Quarta-feira, 21 Dezembro 2022 10:25


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