FNAC desafia o pensamento crítico na Black Friday

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday enraizou-se na cultura portuguesa e hoje é um dos momentos mais estratégicos do calendário das marcas a operar no mercado nacional. Mais do que uma oportunidade de descontos substanciais, empresas como a FNAC lançam campanhas criativas omnicanal e oferecem experiências diferenciadoras e personalizadas, promovendo um mês de novembro comercialmente muito intenso. Nos bastidores, a Briefing procurou saber como as marcas se reinventam para uma maior eficiência e como pode esta data ser trabalhada no digital. 

FNAC desafia o pensamento crítico na Black Friday

A Black Friday é um momento fundamental na estratégia anual da FNAC. Insere-se, de acordo com diretora de Marketing e Comunicação da FNAC DARTY Portugal, Inês Condeço, na designada “peak season”, um período de elevada atividade comercial que se estende de agosto a dezembro e que engloba momentos-chave como o Regresso às Aulas, a Black Friday e o Natal.

Este é um período de grande consumo, em que observamos uma procura acentuada por oportunidades em tecnologia, eletrodomésticos, jogos, brinquedos e outros produtos culturais. Para os nossos clientes, a Black Friday representa não só uma oportunidade para adquirir produtos para si ou para a casa a preços competitivos, mas também uma forma inteligente de antecipar as compras de Natal, otimizando o seu orçamento”, aponta Inês Condeço.

Atendendo ao previsível período de intensidade comercial, a preparação para a Black Friday “é um processo extenso e meticuloso que começa com vários meses de antecedência” na FNAC. “A nossa equipa comercial dedica-se a negociações intensas com os fornecedores para garantir os melhores preços e condições para os clientes. Além disso, realizamos um planeamento de compras estratégico, adquirindo produtos especificamente para este momento de elevado consumo, de forma a garantir stock e variedade”, revela a responsável, acrescentado que em paralelo é levada a cabo uma robusta campanha de comunicação multicanal, com objetivos específicos. “Explicar aos consumidores por que comprar na FNAC (ou DARTY) durante a Black Friday é a melhor decisão, destacando o que nos distingue da concorrência e o valor acrescentado que oferecemos”.

Em vésperas de mais uma Black Friday, os objetivos da empresa “são ambiciosos e claros”, segundo a diretora de Marketing e Comunicação da FNAC DARTY. “Em termos comerciais, pretendemos aumentar a quota de mercado e superar o volume de vendas registado no ano anterior, consolidando a nossa liderança. Do ponto de vista da notoriedade, a meta é sermos a marca mais falada e associada à Black Friday, gerando uma conversa positiva e reforçando a nossa presença na mente dos consumidores. Este aumento de visibilidade é crucial não só para atrair os nossos clientes habituais, mas também para captar novos públicos”.

Para atingir metas tão “ambiciosas”, a empresa desenvolveu também uma estratégia de comunicação integrada e assente em dois pilares principais. “Por um lado, temos uma forte aposta em canais ‘above the line’, como televisão e rádio, com o objetivo de construir notoriedade em massa para a campanha, e gerar tráfego para as nossas lojas físicas e online. Por outro lado, implementamos uma estratégia digital muito focada, com grande ênfase nas redes sociais e noutros formatos digitais. Nestes canais, o nosso objetivo é trabalhar as ofertas de forma mais específica e direcionada, otimizando a conversão e comunicando diretamente com os consumidores que procuram as melhores oportunidades”, explica.

Sofia Ramos Silva

Segunda-feira, 10 Novembro 2025 12:14


PUB