Os Effie distinguem as campanhas que conseguiram transformar a criatividade em impacto mensurável, conquistando resultados tangíveis para marcas, empresas e a sociedade. A escolha dos finalistas foi feita por um júri de líderes reconhecidos, nacional e internacionalmente, que avaliaram as candidaturas com base em critérios de eficácia, inovação e impacto.
“Estes finalistas representam o melhor que se faz em Portugal quando falamos de marketing eficaz. São marcas e agências que provam que a criatividade só ganha verdadeira força quando aliada à estratégia e ao impacto nos negócios e na vida das pessoas”, sublinha a presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), Filipa Appleton.
Os vencedores Ouro desta primeira edição portuguesa terão depois a oportunidade de representar o País na próxima edição dos Global Best of the Best Effie Awards 2026, competindo lado a lado com as campanhas mais eficazes do mundo.
O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Publicidade e Comunicação (APAP) destaca que com os Effie Awards Portugal, se abre assim uma “porta inédita” para a internacionalização do talento nacional. “A possibilidade de ver as nossas campanhas disputarem prémios à escala mundial é um sinal claro de maturidade e ambição para o setor”, afirma António Roquette.
Os finalistas de cada uma das categorias podem ser consultados aqui.
Carolina Neves