Mudaram os horários de trabalho e da escola, as rotinas, o tempo de luminosidade, a temperatura, a alimentação, a educação, a cultura, a própria vida em casa… “Mudou tudo” quando Helena Gouveia se mudou para a Suécia, aos 40 anos, com o marido e os filhos, para liderar a equipa de Marketing do IKEA na Suécia, o mercado-mãe e o maior da marca.
As quatro estações são vividas de uma forma “muito intensa” na Suécia, que também é conhecida pela sua “natureza maravilhosa”. Por lá, Helena Gouveia ficou apaixonada pelas longas caminhadas, de cinco quilómetros, que permitem pensar e refletir – algo que não tinha na sua rotina em Portugal. E também passa mais tempo com os filhos e a brincar com eles.
Em termos de trabalho, “a responsabilidade e a exigência são altíssimas” porque, além de ser o mercado-mãe, o negócio é maior do que em Portugal – 20 lojas suecas e cinco portuguesas mais a online. “Aí nota-se a diferença do ponto de vista de responsabilidade”, afirma.
Já no trabalho que realiza, o que gosta mais é de sentir que está a chegar aos consumidores de uma forma “mais direta”. E dá o exemplo de uma campanha 360º que a marca vai lançar e que teve como base uma preocupação que identificaram nos suecos. Helena Gouveia explica esta e outras coisas na call, que a Briefing disponibiliza abaixo.