De acordo com a empresa de CRM baseado em IA, os consumidores demonstraram uma “notável resiliência” ao longo da época festiva, impulsionando um aumento de 12 % nas vendas globais nas duas últimas semanas de dezembro, superando o crescimento da primeira metade da época. Para tal, a IA e os agentes virtuais foram fundamentais para o sucesso das compras de fim de ano, representando 20 % de todas as vendas no retalho e gerando 262 mil milhões de dólares em receitas através de recomendações personalizadas e maior envolvimento do cliente.
Entre as tendências identificadas na época de Natal de 2025, destaca-se o facto de as lojas físicas continuarem a ser um elemento “essencial” da época de compras, a taxa de devoluções ter crescido, o poder de compra do consumidor ter aumentado e os consumidores pesquisaram bastante antes de comprar.
A utilização de agentes de IA de marcas como a Pandora, a SharkNinja ou a Funko chegou a registar uma taxa de crescimento de utilização 59 % acima do ano anterior, com um aumento médio de 6,2 % nas vendas comparando com o período homólogo. Já com o pico da época, estas ferramentas tornaram-se essenciais para o atendimento ao cliente ininterrupto.
A diretora de Consumer Insights da Salesforce, Caila Schwartz, afirma que, embora as pessoas tenham mostrado resiliência face aos preços mais elevados, o destaque foi a forma como as insígnias procuram o apoio da IA e dos agentes para lidarem com “a correria da época”.
Simão Raposo

