Influência pela causa da natalidade

A Halibut Muda Fraldas promove a sua causa através do marketing de influência, uma estratégia que é explicada pela Brand Manager, Mariana Tracana.

Influência pela causa da natalidade

“Queremos ter um papel ativo na chamada de atenção para os desafios da natalidade em Portugal, seja pelo prisma sociodemográfico, económico, seja pelo impacto que a chegada de um bebé tem na família, no lar ou na mulher.” Este é o posicionamento de Halibut Muda Fraldas, afirmado pela sua Brand Manager, Mariana Tracana, que o explica com a responsabilidade acrescida que advém do facto de ser “líder de mercado” e Escolha do Consumidor há dez anos consecutivos. “Deixa-nos numa posição mais exigente, em que, além de vendas e market share, a marca passa a deter a obrigação de contribuir positivamente para os cuidados neonatais em Portugal”, sustenta.

É esta visão que está subjacente à estratégia digital e de marketing de influência conduzida pela marca do portefólio da empresa farmacêutica Medinfar e ditada pelo reconhecimento da importância da partilha de experiências quando o tema é a natalidade. “E o nosso objetivo é exatamente esse, a partilha de informação relevante e real, proveniente de diferentes perfis – pais experientes, uma mãe e um pai de 1.ª viagem, famílias numerosas, pediatras, enfermeiros – que sejam a ‘voz’ da marca e nos permitam chegar aos nossos consumidores, de uma forma ‘não intrusiva’, tranquilizando-os de que quando tudo parece mudar, com a chegada de um novo bebé, há coisas que nunca mudam, como a confiança em Halibut Muda Fraldas”, enquadra a porta-voz.

Nesta missão de proximidade, com testemunhos reais, o caminho da marca tem-se cruzado com o de influenciadores digitais, com a apresentadora Inês Folque a ser anunciada, há um ano, como primeira embaixadora. “Como mãe, eu confio em Halibut Muda Fraldas” foi precisamente o mote do primeiro vídeo criado no âmbito desta parceria. Ser mãe e ter uma voz ativa em conteúdos relacionados com a maternidade e com o cuidado do bebé foram os critérios que, de acordo com a Brand Manager, presidiram à sua escolha, mas também o facto de possuir uma pegada digital que permite chegar aos consumidores da marca.

Fundamental é – na ótica de Mariana Tracana – a adequação da marca ao influenciador, em nome do sucesso e da eficácia do marketing de influência. E justifica porquê: “Hoje em dia, o consumidor sabe que existem parcerias remuneradas com influenciadores para que estes desenvolvam conteúdos de marca. A nossa experiência tem-nos demonstrado que, ao escolhermos o influenciador certo, ao mesmo tempo que lhes conferimos liberdade para o desenvolvimento dos próprios conteúdos, faz com que a comunicação seja recebida como mais autêntica e, ao mesmo tempo, relevante para o nosso target.”

As escolhas de Halibut Muda Fraldas têm-se revelado acertadas, como atesta a Brand Manager, ao afirmar que os embaixadores nas redes sociais têm sido o grande motor de comunicação para a marca: “As parcerias que estabelecemos têm-nos permitido criar conteúdo baseado em experiências reais de pais e no conhecimento de profissionais de saúde”, comenta, destacando que este conteúdo se torna mais relevante para os consumidores na medida em que não surge apenas como comercial. E, neste cenário, o engagement nas redes sociais da marca tem-se reforçado: “Podemos vê-lo não só pelo aumento de interações com os conteúdos, mas também pelo número crescente de publicações guardadas”, especifica. 

São ingredientes que alimentam, organicamente, o alcance da marca no digital. Mariana Tracana acredita que a categoria de bebé é uma das que beneficia da existência de uma comunidade, dando nota de que, cada vez mais, se assiste à criação de grupos de partilha entre pais, profissionais de saúde, por exemplo. Daí que defenda que “marcas que tenham a capacidade de desenvolver as suas próprias comunidades conseguem promover esta partilha e, assim, estar mais próximas dos seus consumidores e tornarem-se top-of-mind no momento da compra e da recomendação”.

Quarta-feira, 06 Setembro 2023 18:38


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