Já reparou que o Natal está diferente?

Já reparou que o Natal está diferente?Há dois anos escrevi que o Pai Natal ia começar a viajar mais pelo telemóvel, numa alusão a um momento de viragem importante do mercado: os smartphones começavam a ultrapassar os telemóveis convencionais, ofereciam um display cada vez maior e os hábitos de consumo do mobile eram visivelmente crescentes com a explosão das apps. Hoje, podemos afirmar que são já muito poucos os consumidores que não têm um smartphone no bolso, de qualquer marca ou gama.

A maioria dos consumidores navega hoje pelo telemóvel como nunca o fez antes. Uma grande parte do nosso dia é passada através dos dispositivos móveis, pelo que é neste meio que os novos desafios e oportunidades surgem para as marcas. Marca ou negócio que não está a pensar no mobile está a perder uma oportunidade única de fazer chegar a sua mensagem aos milhões de portugueses que lá estão. Mais concretamente 4,4 milhões de portugueses no caso do Facebook. Sim, hoje são 4,4 milhões de portugueses que todos os meses acedem à maior rede social do mundo através de um smartphone. E, destes, 3,2 milhões acedem todos os dias.

É por isso que este Natal será diferente de todos os outros. A época de celebração e de união caminha para ser passada também no mobile, transformando e redefinindo velhas tradições e rituais, amplificando a própria celebração. Criar grupos de familiares para partilhar imagens das festas e dos presentes, criar o evento de Natal dos amigos para que ninguém falte, partilhar ideias para o presente de um amigo ou familiar, sem que ele saiba, são alguns dos novos rituais que o mobile traz dentro do Facebook. Ou mesmo pesquisar os gostos de um amigo para lhe oferecer um presente, caso não seja ele a tomar a iniciativa de partilha o que gostaria de receber.

Num recente estudo desenvolvido em 35 países, incluindo Portugal, as pessoas indicaram que aumentaram em 28% a partilha de fotos e vídeos durante o Natal e que 73% das publicações criadas em dezembro foram através do smartphone.

Esta nova vivência é por isso uma grande oportunidade para as marcas. Noutro estudo recente ficou igualmente claro que 59% dos consumidores procuram novas formas de fazerem as suas compras de Natal; 53% das pessoas planeiam fazer as compras em vários canais e 40% admitiram comprar mais online do que no ano passado.

O Natal está diferente. Aproveite. Feliz Natal.

Quarta-feira, 16 Dezembro 2015 11:30


PUB