Estes prémios, que reconhecem a eficácia em comunicação de marketing, ganham, assim, um palco maior. Para o presidente da APAP, António Roquette, esta evolução representa um verdadeiro ponto de viragem para o mercado português. “A principal mudança é a visibilidade internacional que será dada ao trabalho que fazemos cá”, disse, à Briefing, realçando o “bom trabalho criativo” feito a nível nacional.
Salientou que esta plataforma global permite às agências expor o seu trabalho e contribuir para os rankings dos diversos mercados. “Ter esta plataforma internacional muda completamente o paradigma daquilo que era um prémio local. Também muda a capacidade de as agências poderem expor o seu trabalho e contribuir para os rankings dos diversos mercados”, notou. E partilhou o sonho de Portugal poder vir a ser um cluster criativo, à semelhança de Amesterdão, aproveitando também o facto de haver atualmente um “enorme goodwill” em relação ao nosso País.
Mais do que um novo nome, os Effie trazem um processo “mais afinado, orientado para a comparação objetiva de resultados e eficácia”.
A presidente da APAN, Filipa Appleton, realçou, por sua vez, que este “passo em frente dos Prémios Eficácia e o casamento com os Effie Awards” garante uma visibilidade global às melhores práticas da comunicação de marketing feita em Portugal.
Ao longo dos últimos seis meses, o foco esteve nos bastidores. “Entre novembro e hoje foram seis meses de trabalho em termos de software, traduções, guidelines de participação, para que agora, abertas as candidaturas, todos os candidatos consigam ter uma plataforma adaptada ao mercado português”, explicou. As alterações são profundas: o novo software exige maior capacidade de síntese, há um template específico para submissão dos casos e as candidaturas seguem um novo modelo de avaliação.
O número recorde de 198 participações registado em 2024 reflete, segundo a presidente da APAN, “o quão dinâmico e ativo é o mercado, e a qualidade do trabalho que se faz”. Para Filipa Appleton, a heterogeneidade dos associados da APAN e da APAP já justificava um palco maior. “Os Effie Awards dão projeção internacional ao que de bom se faz em Portugal. Acreditamos que é um passo grande e vai trazer muitas mudanças.”
Apesar das novidades, as categorias manter-se-ão, com a introdução de apenas uma nova distinção: “Sustainable Success”, elevando o total para 19. “Vai ser mais fácil medir a eficácia da comunicação”, garante, apontando como meta ultrapassar as participações da edição anterior.
As candidaturas aos Effie Awards Portugal 2025 estão abertas até 11 de julho. Com organização da APAN, APAP e Effie Worldwide, os prémios contam com uma herança internacional desde 1968, estando presentes em mais de 50 países.
Sofia Dutra