Marketeers consideram pesquisa online uma ferramenta vital

Os consumidores estão a alterar o modo como pesquisam online. De facto, 54 % diz que não existe uma plataforma unificada que corresponda a todas as suas necessidades. Isto faz com que os profissionais de marketing encarem a pesquisa como uma ferramenta vital para alcançar novos consumidores. As conclusões são do estudo “The Future of Search”, da Omnicom Media Group, que analisou o panorama dos motores de pesquisa, considerando a sua evolução cultural e tecnológica, bem como os padrões de comportamento dos consumidores.

A pesquisa online é uma ferramenta estratégica no Marketing

O cenário da utilização crescente de smartphones, do consumo de conteúdos rápidos, leves e interativos e da procura por formas de conexão imediata influenciam fortemente os comportamentos de pesquisa dos consumidores, com 76 % dos inquiridos a referir uma maior preferência por plataformas de e-commerce, como a Amazon, para procurarem os seus bens de consumo.

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, também revelam ser uma tendência crescente, com 40 % dos consumidores a utilizar estas plataformas para satisfazer as suas necessidades de pesquisa e, simultaneamente, usufruir de uma experiência de interação e de conversação mais dinâmica.

Segue-se a utilização de Smart TVs com funções de pesquisa integrada, que permitem que 38% dos inquiridos procure informações sobre conteúdos de entretenimento. Paralelamente, regista-se uma diferença geracional entre os consumidores, com 33 % da geração Z e 28 % dos millennials a afirmar ter substituído os motores de busca pelas plataformas de redes sociais.

Assim, o “Search” tem evoluído num ecossistema fragmentado, ocorrendo ao longo de todo o ciclo de compra e perante um contexto de comportamentos do consumidor cada vez mais diversificados e individualizados, impulsionados na era dos smartphones e da hiperconectividade.

O Omnicom Media Group, em colaboração com o Google, desenvolveu duas soluções, alavancadas em tecnologia de IA : (1) Planeamento com base no SOV do volume de pesquisa da marca vs concorrência; (2) Next Generation Search agent, que permite criar novos conjuntos de key words, recomendar públicos alvo e segmentações baseadas no OMNI Audiences (sistema operativo, proprietário da OMG), para posteriormente desenvolver conteúdos criativos (textos, imagens, vídeos), mais alinhados com a expetativa do consumidor.

Segundo o Google, surgem diariamente cerca de 15 % novas pesquisas. Com estes recursos a OMG terá uma maior capacidade para identificar tendências e ativá-las mais rapidamente.

As novas ferramentas vão começar a ser disponibilizadas durante o primeiro trimestre de 2025, nos Estados Unidos, estando também prevista a sua expansão na Europa.

João Bernardo

Terça-feira, 14 Janeiro 2025 11:32


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