Marketing Automation, sinónimo de sucesso

 Marketing Automation, sinónimo de sucessoCriar canais de comunicação com os clientes de forma a garantir elevados níveis de satisfação e fidelização é, cada vez mais, um desafio enorme para qualquer marca ou organização. Se por um lado, nos últimos anos, a crescente digitalização de processos e a diversificação de canais de comunicação disponíveis facilitaram muito a tarefa de aproximação e comunicação da marca com o cliente, a verdade é que a existência de mais canais cria novos e mais complicados desafios no que diz respeito à relação do cliente com as marcas concorrentes.

Atualmente, uma empresa que se queira manter em top of mind dos seus clientes tem de ser capaz de criar soluções de comunicação que lhes permitam estar junto deles e ir sempre ao encontro das necessidades e exigências específicas de cada um. E sabemos hoje que a forma mais eficaz de conseguir alcançar este objetivo é através de campanhas personalizadas, veiculadas através de múltiplos canais.

Não se trata de uma receita de laboratório, mas antes a constatação de um facto: 45 por cento das organizações consideram que é mais importante para os prestadores de serviços a oferta de marketing multicanal. Neste sentido, a forma mais eficaz de garantir a máxima personalização da comunicação com os clientes, é através dos sistemas de automatização de marketing, ou marketing automation, como é normalmente designado.

Estes sistemas têm a capacidade de criar e enviar e-mails, importar e gerir listas, formulários de leitura, seguir e qualificar todas as ações do cliente. E tudo isto em tempo real. Uma organização que alcance este nível de personalização da sua comunicação é uma organização que está destinada a ter sucesso e a reforçar a relação com os seus clientes. E é também uma empresa que poupa, a todos os níveis. Os números falam por si: 30 por cento de redução de custos com a produção de documentos, 42 por cento de redução do número de reclamações para os call centres, 20 por cento de aumento da satisfação do cliente e 100 por cento de entrega atempada das campanhas nos locais de venda.

É certo que no que diz respeito a marketing automation há ainda muito que se pode fazer. Mas os dados de que dispomos já nos permitem perceber que esse será o caminho a seguir, com recurso a processos multicanal, no que diz respeito à aproximação e fortalecimento das relações com os clientes e da diversificação de canais. Isto porque uma plataforma de software que é projetadas para que uma organização e, particularmente o seu departamento de marketing e vendas automatize seus processos mais repetitivos – especificando critérios para essas tarefas, que depois são guardadas, analisadas e executadas pelo software – é a forma mais eficaz de reduzir o erro humano, aumentar a eficiência de toda a organização e reduzir custos.

Quinta-feira, 20 Agosto 2015 12:23


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