- Conhecer bem os seus clientes. A identificação de personas ajuda as marcas a compreender como é que o mercado funciona, como poderá aumentar as vendas e maximizar o retorno do investimento, assim como orientar a própria linha editorial dos conteúdos e identificar as ofertas que melhor satisfaçam o seu público
- Gerar leads qualificados que demonstrem interesse ou intenção de compra. Montar uma estratégia de marketing vencedora tem custos e muitas vezes bastante elevados. No entanto, há estratégias gratuitas que podem ser usadas, como criar redes no LinkedIn, desenvolver canais interativos, webinars ou conferências virtuais; criar um blogue oficial da marca; disponibilizar ebooks e criar narrativas nas redes sociais que cativem e que deem coesão à comunicação
- Criar conteúdo informativo, pertinente e gratuito, que responda às necessidades dos clientes e que garanta o engajamento. Os clientes e potenciais clientes estão sedentos de conteúdos que os eduquem, orientem e respondam a necessidades, que muitas vezes, nem sequer sabiam que tinham! Vídeos curtos, conteúdos em direto, podcasts ou stories no Instagram e Facebook, assim como conteúdos interativos criam laços e aproximam as marcas das pessoas
- Cumprir com os Regulamentos de Privacidade e Partilha de Dados. É fundamental conhecer o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Nunca se esqueça de pedir permissão para adicionar pessoas à sua lista e ofereça-lhes sempre a possibilidade de poderem decidir se querem fazer o registo, ou não
- Desenvolver estratégia para o Mobile-First. Um dos aspetos importantes na comunicação online, particularmente em contexto de negócio, é a experiência mobile, em termos de design responsivo e de tempo de carregamento da página. Tudo o que demorar a abrir e não permitir uma leitura fácil no mobile poderá significar abandono por parte do utilizador
- Estabelecer uma Estratégia de Marketing Omnichannel. De acordo com o estudo “Omnichannel Leadership Report” 2019-2020, produzido pela Newstore, as marcas que utilizaram pelo menos três canais para campanhas desfrutaram de mais vendas do que aquelas que apenas visavam um único canal
- Garantir a Manutenção da Consistência e Autoridade da Marca. Para resistir a um ambiente cada vez mais competitivo, é importante que a proposta de valor da sua marca seja única e que a sua voz e estilo sejam consistentes em todos os canais
- Incorporar a tecnologia e a literacia digital em toda a empresa. A inteligência artificial (IA), o processamento da linguagem natural (PNL), a tecnologia de sensores e a tecnologia das coisas (IoT), a realidade aumentada (RA), a realidade virtual (RV) e a análise de dados (big data) permitem personalizar as suas estratégias junto de cada cliente, a partir do conhecimento do comportamento dos utilizadores.
Dina Baptista e Pedro Costa, autores do livro Marketing Digital – Conteúdos Vencedores