Segundo a E.Life, 2015 será marcado pela ascensão dos pagamentos mobile, um comportamento cada vez mais comum por parte dos consumidores e ainda de gadgets, como os smartwatches, que unem os conceitos de tecnologia e moda.
Quanto a redes sociais e aplicações de relacionamento, o Whatsapp e o Snapchat lideram a tabela, sendo que a segunda vale já mais de oito mil milhões de euros. Por sua vez, o Facebook vai continuar a apostar nas suas políticas de segurança para proteger os dados dos utilizadores.
De acordo com as previsões, as marcas devem fomentar as relações com os consumidores em momentos-chave como a aquisição, boas-vindas, compra, aniversários e pós-venda. Para tal deverá apostar no deep profile, isto é, na criação de perfis para os seus clientes, com o intuito de oferecer um serviço mais personalizado.
No ponto de venda, a aposta passa pela monitorização do consumidor através de tecnologias como o iBeacon, que controla a frequência, tempo de permanência e preferências dos consumidores em loja.
Por fim, a E.Life refere que haverá mais fragmentação de apps complexas, o vídeo digital será uma mais-valia para a comunicação das marcas e haverá uma expansão do conceito de Saas (Software as a Service), centrado na comunicação com o consumidor através do digital.