No Montargil Monte Novo está preparada uma ceia de consoada, que terá como entrada um caldo de feijão vermelho e couve portuguesa, enchidos, queijos variados, moelas e orelha de porco. Para o prato principal, os clientes podem desfrutar de bacalhau e polvo cozidos com batata e hortaliças e, ainda, peito de peru recheado com frutos secos e vinho do Porto e batatinha assada. Por fim, há rabanadas, sonhos, aletria, pudim e bolo-rei para trazer ainda mais o Natal à mesa.
O almoço de Natal contará com um cremoso de alho francês, abóbora assada e orégãos, queijos, cogumelos avinagrados, ovos e espargos para entrada, roupa velha e cabrito assado no forno com batata assada e grelos como pratos principais e sobremesas mais típicas desta quadra.
Para a noite de passagem de Natal, o hotel pretende oferecer uma “experiência gastronómica de excelência” através de um amuse-bouche de abacate, gambas, manga, leite de amêndoa e coentros, seguido de um creme de tomate, brandade de bacalhau e gema para entrada. Nos pratos principais, há garoupa com caldo de cebola tostada, couve perfumada com tandoori, couscous; e bochecha de vitela confitada com cenoura e nabo glaceados com carvi. Para adoçar o palato há biscuit cuillère, a mousse de chocolate ou sorvete de chocolate branco e caramelo crocante com pepitas. Quando as 12 badaladas soarem, há fogo de artifício na marina e a festa continua com DJ até às 02h.
Já o VidaMar Resort Hotel Algarve dispõe de programas especiais de estadia e convida a viver o espírito natalício de uma forma diferente.
Se o objetivo for ter uma escapadinha a dois na noite de consoada, pode marcar e tem incluído jantar buffet com as receitas tradicionais que não podem faltar na mesa da consoada.
No que diz respeito à passagem de ano, o resort propõe um pacote que inclui duas noites de alojamento em quarto duplo, jantar de gala e pequeno-almoço com horário alargado até ao meio-dia, no dia 1 de janeiro.