Com o objetivo de criar uma oferta diversificada e integradora, o Enoturismo Soalheiro criou programas para famílias e amigos “dos oito aos 80 anos”.
Uma das propostas é a Visita Pur Terroir, que inclui uma visita às primeiras vinhas, plantadas em 1974, e um passeio pelas vinhas para conhecer as novas formas de preservação do terroir.
E como “cada perfil de Soalheiro tem uma história para contar, um momento, uma atitude”, esta experiência de enoturismo possibilita várias provas: a Clássica, associada à casta Alvarinho com o Soalheiro Clássico; a Origem, que desafia à descoberta da história da primeira marca de Alvarinho de Melgaço; a Nature, que dá a conhecer, tal como o nome indica, os Soalheiros Naturais, nomeadamente, o Terramater, o Nature, e a edição limitada do Espumante Nature; a Fusion, na qual se podem degustar as novidades Rosé e Sauvignon Blanc, entre outros; e a Primium, que revela o potencial da casta Alvarinho e do “The Pur Terroir”.
Para os mais aventureiros e para complementar a visita a Melgaço, considerado o Município de Natureza Mais Radical de Portugal, o Enoturismo Soalheiro destaca a descida de Rafting do Rio Minho.
Já no que respeita ao potencial enogastronómico da região, a sugestão vai para almoços e provas na Quinta de Folga.