O BPlanet quer ser um “agente de mudança positiva na comunidade”

“Sobrou, Levou”. Esta é a iniciativa que o BPlanet, no Barreiro, lançou em julho e que consiste na disponibilização gratuita aos clientes de caixas de take-away, para que possam levar para casa as sobras da sua refeição. A Center Manager Assistant do centro comercial e retail park gerido pela Multi Portugal, Cláudia Figueiras, revela à Briefing que, além de quererem proporcionar uma “experiência de compras gratificante”, pretendem ser um “agente de mudança positiva na comunidade”, e anuncia que encerrarão o ano com uma campanha solidária.

 

O BPlanet quer ser um “agente de mudança positiva na comunidade

Briefing | A iniciativa “Sobrou, Levou” foi lançada em julho. Como avalia a adesão dos consumidores?

Cláudia Figueiras | Desde o lançamento, em julho, temos testemunhado uma adesão incrivelmente satisfatória e notória por parte dos consumidores à iniciativa “Sobrou, Levou”. Esta resposta positiva reflete o sucesso da ação e destaca como é crucial repensarmos os nossos serviços, alinhando-os cada vez mais com as necessidades atuais dos visitantes e às questões ambientais. São mais de 3000 caixas distribuídas, o que demonstra a recetividade crescente dos visitantes do BPlanet, indicando um forte apoio a práticas mais sustentáveis e conscientes.

Que métricas de avaliação utilizam para chegar aos resultados da ação?

Embora não consigamos uma medição exata do desperdício evitado, tentamos utilizar várias métricas que nos possibilitam avaliar o impacto da iniciativa, da forma mais precisa possível. Além do número de caixas distribuídas, monitorizamos a quantidade não desperdiçada, considerando cerca de 1/5 da capacidade máxima de cada caixa distribuída. Também recolhemos feedback dos clientes, através de pesquisas e interações nas redes sociais, para compreender melhor a eficácia e a satisfação com o serviço.

O serviço veio responder a uma exigência dos consumidores?

Este serviço não veio apenas para atender a uma exigência, mas também para preencher uma necessidade. Com o aumento das dificuldades enfrentadas por muitas pessoas, é nosso dever reformular os nossos serviços, para que possamos sempre dar resposta àqueles que mais necessitam. O serviço “Sobrou, Levou” foi concebido não só para proporcionar uma solução consciente e sustentável para o desperdício alimentar, como ainda para contribuir positivamente para a nossa comunidade, especialmente em tempos desafiantes.

Como é que esta iniciativa se enquadra na estratégia de marketing do centro comercial?

A “Sobrou, Levou” está perfeitamente alinhada com a nossa estratégia de comunicação, centrada na responsabilidade social e ambiental. Não só queremos proporcionar uma experiência de compras gratificante, mas também ser um agente de mudança positiva na comunidade. Esta ação reforça o nosso compromisso com práticas sustentáveis, estabelecendo uma ligação emocional mais forte e pessoal com os nossos visitantes.

Estão planeadas outras ações de comunicação e marketing?

Sim, estamos constantemente à procura de maneiras inovadoras de envolver os clientes e comunicar os nossos valores. Pretendemos continuar a analisar as necessidades dos visitantes, tanto ao nível social como ambiental, de forma a sempre corresponder às suas expectativas e proporcionar uma experiência ainda melhor no nosso centro comercial. Além disso, continuaremos a manter a nossa abordagem sustentável nas redes sociais, promovendo práticas ecológicas e conscientes para o dia a dia, e encerraremos o ano com uma campanha solidária que terá uma envolvência global.

Para o próximo ano – e suportada na entrada em funcionamento da Comunidade de Energia Fotovoltaica que será implementada no primeiro trimestre –, contamos desenvolver uma campanha institucional para partilhar com os nossos visitantes as melhorias alcançadas em vários indicadores de desempenho, resultados possíveis graças ao apoio de toda a comunidade.

Às portas do Natal, uma das épocas altas dos centros comerciais, quais as ambições para este ano?

Este ano, a nossa ambição é criar uma experiência natalícia única e envolvente no BPlanet, promovendo os valores de solidariedade, bem-estar e consciencialização. Mais do que apenas trazer a alegria das festividades, almejamos inspirar reflexões sobre a importância da responsabilidade social por meio de uma ação solidária impactante. Teremos uma árvore de Natal, em que convidamos todos os visitantes a personalizarem adornos para a decorar. Por cada adorno entregue, o centro comercial compromete-se a doar 1€ a uma instituição local.

Esperemos que este pequeno gesto possa iluminar não só o nosso centro, mas também os corações de todos, unindo-nos num Natal de partilha e apoio mútuo.

Carolina Neves

 

Quinta-feira, 30 Novembro 2023 11:53


PUB