O poder da gamificação

Gamificação não é um conceito novo. No entanto, nas últimas décadas, tem crescido exponencialmente como ferramenta poderosa de engagement e inovação, havendo cada vez mais empresas especializadas a criar e a desenvolver gamificação. 

Gamificação pode ser entendido como um conjunto de atividades e processos para resolver desafios, que aplica princípios, características e elementos do jogo. As ferramentas de gamificação podem ser customizadas – ou seja, criadas especificamente para resolver desafios ou para desenvolver certas competências –, ou podem ser estandardizadas, isto é, desenvolvidas de forma a que possam ser aplicadas em diversas situações ou contextos. A gamificação pode ainda ser oferecida em diversos formatos: físico ou digital. 

Uma boa gamificação tem objetivos bem definidos e permite desafiar e orientar o utilizador em cada um dos passos do processo, para que esses mesmos objetivos sejam atingidos, numa curva crescente de aprendizagem. As atividades colaborativas entre os vários utilizadores são também uma boa prática. 

Ciente da importância do desenvolvimento de competências inovadoras, ágeis e de reflexão, características essenciais dos futuros profissionais de marketing, o IPAM, imbuído do seu espírito inovador e de aproximação às empresas, proporciona aos seus estudantes uma experiência de ensino lúdico-pedagógica inovadora, com a aplicação da tecnologia da gamificação a vários conteúdos programáticos. Pretende-se, assim, explorar atividades pedagógicas em ambientes de aprendizagem controlados, que contribuam para o domínio de competências mais complexas e de análise critica e permitam melhorar a qualidade da aprendizagem.

Exemplo desta prática metodológica de ensino é a parceria estabelecida com a Mindflow. Esta empresa, dedicada a gamificação, desenvolveu uma metodologia própria, que unifica vários princípios de gamificação, o que nos permitiu integrá-la no nosso ensino através de um jogo de telemóvel.

Os resultados não deixam margem para dúvidas. De forma divertida, e simultaneamente séria, aumentámos significativamente o envolvimento, motivação e capacidade de aprendizagem dos nossos estudantes, criando ainda maior colaboração entre os alunos e a equipa de professores. 

Medimos os resultados pedagógicos e verificámos o aumento significativo do desempenho dos nossos estudantes, o que se traduziu numa maior capacidade de memorização, de relação de conceitos e aplicação a casos do mundo empresarial. 

O IPAM, sendo reconhecido como uma instituição superior de excelência no ensino do Marketing, assegura a inovação do seu ensino, através da implementação e continuidade de ferramentas distintas e inovadoras, que respondem, de forma inequívoca, às expectativas e necessidades dos atuais estudantes e futuros profissionais de marketing. Na nossa instituição, o ensino envolve uma visão vanguardista que se concretiza no empoderamento e consolidação das melhores práticas pedagógicas, em estreita ligação com as empresas, potenciador de melhores e mais competentes profissionais.

 

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa

 

briefing@briefing.pt

 

Quinta-feira, 28 Julho 2022 11:03


PUB