Justificando a iniciativa, que decorreu em Lisboa, no dia 10, o marketeer começa por notar que Trinca Bolotas “pede o nome emprestado a uma espécie autóctone portuguesa, o porco alentejano, único sobrevivente dos suínos de pastoreio na Europa e que se alimenta preferencialmente de bolotas”. Por esta razão, e por haver um dia de celebração da bolota, que Joana Barrios apresentou como um superalimento, fez sentido à marca assinalar a data, o que já acontece pelo terceiro ano.
Diz João Pedro Reis que a marca teve em conta a originalidade e as raízes de Joana Barrios, bem como a preocupação crescente em encontrar soluções de alimentação que vão para lá dos pratos tradicionais. “Sentimos que devemos e podemos dar palco a novos ingredientes. Ao mesmo tempo, aproveitamos para dar destaque a este alimento tão tradicional, rico em termos nutricionais e ainda muito pouco presente nas nossas vidas”, realça.
Este tipo de iniciativas – acrescenta – “está totalmente alinhado com a estratégia” da marca, que “tem um cariz descontraído, informal e educativo”.
“Comunicar de uma forma divertida e apaixonada como a Joana Barrios faz, aproveitando para o fazermos numa sessão de live cooking, é como que o nosso habitat natural. Momentos para partilhar boas histórias à mesa e na companhia de umas garrafas de Trinca Bolotas”, comenta.
“Neste dia em concreto, foi possível proporcionar um momento destes dando palco a uma efeméride relevante que nunca tem o devido destaque, quer por estar muito próximo de outras festividades, quer por a bolota ser um alimento subvalorizado”, reforça, concluindo: “Neste aspeto, a marca pretende assumir-se como owner deste dia, promovendo-o e defendendo-o.”
Fátima de Sousa