As humoristas Joana Marques e Bumba na Fofinha marcam o arranque do “Recreio” e sobem ao palco do LX Factory para revelar episódios “hilariantes” dos tempos de liceu, onde Joana era o “cérebro das missões” e Mariana a “protagonista das façanhas”. No Village Underground, há poesia pelo Poetry Ensemble. E, ainda na sexta-feira, a partir das 23h30, há Late Night Show de stand up comedy, que promete fazer rir com assuntos sérios. Os humoristas Carlos Pereira, Tiago Almeida, Luana do Bem e Guilherme Duarte juntam-se para um momento em que “tudo pode acontecer”. Para fechar esta primeira noite do evento, há DJ set com os “Colegas de Carteira” Rai e Pedro Ramos.
No sábado, ainda na LX Factory, haverá atuação da Orquestra de Cordas do Festival de Música Júnior. Por sua vez, no Village Underground, há novo circo, com o espetáculo “A pele que há em mim”. Novo circo há também no Lx Factory com a atuação “Contigo”, o espetáculo coreografado por Rui Horta, criado inicialmente para o Festival d’Avignon e que já correu quatro continentes. A Skoola – Academia de Música Urbana e Contemporânea vem ao pátio apresentar publicamente os resultados do projeto, que nasceu no seio do Village Underground Lisboa. Os destaques vão para a estreia do podcast Janela Aberta, do youtuber Miguel Luz. Quase a terminar, há a atuação do músico Pedro Coquenão. O encerramento cabe ao espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, com o humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo.
“Ao contrário do que aconteceu na edição anterior, muito focada no humor, este ‘Recreio’ aparece com uma programação mais diversificada e abrangente, numa vertente de apoio a áreas de programação menos mainstream, muito afetadas pela pandemia”, afirma o CEO da H2N, Hugo Nóbrega. “O Recreio pretende ser mais um contributo da H2N para apoiar o setor da cultura e do espetáculo, tão duramente afetado nos últimos tempos. Queremos apoiar artistas, mas também ajudar o público a acreditar de novo”, acrescenta.