O “SAPO – Vê por ti” a próxima geração de media digital

O SAPO celebra este mês 30 anos com um reposicionamento e uma identidade renovada, acompanhados de um portal redesenhado e de uma aplicação móvel com integração de Inteligência Artificial (IA). A nova assinatura “SAPO – Vê por ti”, desenvolvida em colaboração com a WYcreative, reforça a missão de estar sempre presente.

O “SAPO – Vê por ti” a próxima geração de media digital

O SAPO assinala três décadas de existência com – explica – a antecipação da próxima geração de media digital. O portal lança uma experiência totalmente renovada, que conjuga tecnologia, design e proximidade ao utilizador. A proposta materializa-se numa aplicação móvel mais moderna e personalizada, um portal redesenhado para maior usabilidade, e uma identidade gráfica atualizada que dá corpo à nova assinatura: “SAPO – Vê por ti”.

No centro da transformação, está a integração de soluções de IA, que permitem adaptar os conteúdos às preferências de cada utilizador. A nova app, desenvolvida em parceria com a Bliss Applications, inclui funcionalidades como: resumos em formato story, o “Resumo do Dia” para consulta rápida da atualidade e o acesso imediato às capas de jornais. Pela primeira vez, o SAPO marca presença em CarPlay e Android Auto, possibilitando o consumo de conteúdos em áudio durante as deslocações.

Também o portal sapo.pt foi alvo de uma remodelação profunda, pensada para facilitar a navegação e responder melhor aos hábitos de consumo mobile. A nova organização centraliza as áreas de Notícias, Desporto e Cultura & Lifestyle, ao mesmo tempo que a secção “Vê por Ti” oferece recomendações personalizadas baseadas em IA. A oferta mantém-se ancorada num ecossistema com mais de 150 parceiros nacionais e internacionais.

Já a identidade gráfica, desenvolvida em colaboração com a agência WYCreative, centra-se no conceito do olhar como símbolo de verdade, emoção e proximidade. O novo posicionamento é apresentado através de uma campanha multimeios que apela à emoção e à realização de um sonho, sublinhando o papel histórico do SAPO na forma como os portugueses se informam e comunicam.

Para o diretor-geral do SAPO, Gil Moreira, esta mudança é um marco estratégico. “Em 30 anos, o SAPO afirmou-se como um símbolo de credibilidade, diversidade, tecnologia e emoção. Hoje, iniciamos um novo capítulo dessa história com a ambição renovada de oferecer conteúdos relevantes e personalizados a milhões de utilizadores, em formatos alinhados com as novas tendências de consumo e recorrendo à tecnologia de forma responsável”, afirma o responsável, acrescentando que reformularam toda a experiência, respeitando os utilizadores, valorizando os parceiros, e garantindo aos anunciantes um “ambiente de confiança e impacto”.

Carolina Neves

Segunda-feira, 08 Setembro 2025 13:01


PUB