O TikTok apresenta um evento com criatividade

O TikTok realizou o seu primeiro evento em Portugal com alguns dos responsáveis da marca no País, e que teve como foco a criatividade. A Briefing esteve presente e falou com David Carreira, o primeiro artista português a ter um concerto com a rede social como media partner.

O TikTok apresenta um evento com criatividade

O TikTok apresentou, no evento, uma das maiores novidades para o próximo ano: o concerto de David Carreira, que se vai realizar a 11 de maio na Altice Arena, em Lisboa, será o primeiro a ter a plataforma como media partner. Em declarações à Briefing, o artista revelou que esta parceria surgiu de forma natural devido ao facto de a sua equipa trabalhar com a marca no momento de lançamento de novas músicas, para ficar a par das tendências. “Hoje em dia, esta é a plataforma que dá a possibilidade de poderes ter um discurso que seja vantajoso para os artistas portugueses”, defendeu o músico, para justificar o interesse nesta colaboração. “Tem, de facto, a possibilidade de poder atingir mais pessoas e chegar diretamente ao público de formas diferentes”. No dia do espetáculo, vão ser vários os conteúdos exclusivos aos seguidores, como imagens dos bastidores e a possibilidade de assistir a alguns momentos da sua atuação em direto.

O encontro teve como anfitriã a Sales Country Manager para o mercado ibérico, Teba Lorenzo, que revelou que cerca de 3,3 milhões de pessoas utilizam esta rede social em Portugal todos os meses.

De seguida, foi o momento de a Head of Content, Partnerships, Community, Soraya Castellanos, apresentar o panorama global desta plataforma que é acedida por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e que registou um crescimento este ano. “Esta é uma ferramenta de discovery, onde as marcas podem ser encontradas por pessoas de todo o mundo”, por essa razão, acredita que as empresas devem investir nos conteúdos de forma a destacarem-se, porque “este é um palco local com uma audiência global”. Para isso, apresentou algumas recomendações para se ser bem-sucedido, nomeadamente ser autêntico, manter a consistência, ser criativo, deve-se integrar na comunidade e acrescentar valor.

Após esta apresentação, o Client Solutions Manager, Diogo Sassetti, e a Brand Partnership Manager, Sophia Tavares, mostraram de que maneira o TikTok pode ser um apoio para as marcas se relacionarem com os seus clientes e revelaram alguns dados para fundamentar esta tese. Por dia, cada pessoa é impactada mais de seis mil vezes por publicidade e, segundo um estudo da Kantar, o TikTok volta a ser, pelo terceiro ano consecutivo, a plataforma de vídeo que mais capta a atenção dos consumidores, sendo que 92% deles fizeram uma ação depois de ter contacto com um conteúdo. Por essa razão, o responsável defende que “direcionar esforços de marketing traz resultados” e que “quando a marca comunica, é como fizesse parte da comunidade”. Outra das informações mostradas foi que a aplicação democratizou a criatividade, sendo este o atributo mais associado pelas pessoas ao TikTok. Isto acontece porque, tal como disseram 79% dos inquiridos identificados num relatório recente, apenas é necessário smartphone e criatividade para se atingir o sucesso.

Com o intuito de exemplificar como é que as marcas podem beneficiar com esta plataforma, a Head of Media da NOS, Sandra Mota, revelou que esta foi uma das primeiras empresas a investir em conteúdos exclusivos. A responsável acrescentou que os resultados têm sido positivos e isto demonstra-se através do aumento das vendas digitais, a partir da app. Em relação ao próximo ano, a estratégia passa em conhecer a demografia dos utilizadores que está em constante alteração e que é importante para adequar o trabalho aos objetivos definidos.

Simão Raposo

Quarta-feira, 29 Novembro 2023 12:25


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