O Instagram Stories é apontado como “uma potente ferramenta no marketing de influência” e cenário para muitas campanhas de publicidade.
Segundo o relatório, ao contrário de há alguns anos, em que o conteúdo era definido pelas marcas, agora valoriza-se a criatividade dos influenciadores. E, atualmente, 87% dos anunciantes preferem que o influenciador seja um “verdadeiro criador de conteúdo”, sendo para 14% importante que o influenciador crie dinâmicas de interação com a sua comunidade.
O vídeo é o formato preferido, com 31,7% das respostas, seguido pela fotografia (28%). Já um artigo é escolhido por um em cada quatro anunciantes quando pretendem comunicar um produto.
Em termos de mix, verificou-se uma movimentação dos influenciadores top para os micro. Uma tendência que se deverá consolidar nos próximos anos, com o marketing de micro influenciadores e nano influenciadores apontado como a grande aposta.
O estudo prevê ainda para este ano, um aumento do investimento em marketing de influência, já que 90% dos anunciantes inquiridos revelaram essa intenção.
O estudo foi elaborado com base em 150 questionários respondidos por anunciantes, de Espanha, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, México e Perú.