Ao entrar no Confraria LX, situado no LX Boutique Hotel, na rua do Alecrim, percebe-se logo que algo mudou: o espaço sofreu um restyling e o logotipo cravado nas cartas está diferente. Abrimos a carta e há uma página a mais… há novas fusões, até porque o Confraria Lx é “um restaurante de fusões”, mas o tradicional é cativo! “Não o queremos largar”, diz Jorge Leote.
Nesta nova página há segredos e evolução: “O peixe fresco é o segredo e a criatividade é a evolução”. Começamos com… Taquitos! Não pode deixar passar os Taquitos. São dois tacos de salmão, recheados com guacamole, servidos uma alga nori em tempura (e muito estaladiça) e com molho aji amarillo. E se uma entrada não chega… entregamos o segundo lugar ao Usuzukuri de salmão, um carpaccio temperado com lima e molho ponzu trufado, coberto por gelatina de maracujá.
Barriga confortada…. Vamos ao prato principal: experimente tudo de uma vez! Sim é possível, e se é um verdadeiro amante deste tipo de cozinha… não precisar de pensar muito para escolher o Omakasse Freestyle, uma degustação de 32 unidades da nova carta, que inclui o sushi new style, sashii, ceviche e tartare!
Se preferir ir à carta e escolher por si mesmo (lembre-se que existe sempre o tradicional, mas) experimente o Gunkan collection e o Niguiri collection, uma degustação de cinco niguiris ou gunkans new style selecionados pelo chef. Mas isto, aqui entre nós, é só uma pequena sugestão. Como dito antes, as novidades estão numa página (inteira) e assim sendo, nada melhor que experimentar TUDO (de uma só vez, ou não).
O grupo Confraria inaugurou o primeiro restaurante em 2008, a Confraria em Cascais e conta agora com a gestão de oito espaços, em Lisboa e Cascais: a Confraria Lx, a Confraria no Mercado da Ribeira, o Gulli Cascais, o Vela Latina, do qual detém 50% da sociedade, o Waka, o Nikkei e o Aruki sushi delivery by Confraria, serviço de entregas de sushi em Lisboa detido em 50% pelo grupo.