#ProvamosEAprovamos o (sabor do) Hawaii

ALOHA! Já é possível sentir os sabores e aromas do Hawaii sem sair de Lisboa, mais precisamente, na zona do Cais do Sodré. Tendo o peixe o papel principal, o Big Fish Poke Bar encaixa a gastronomia havaiana (com forte influência japonesa) no cenário da restauração lisboeta. Entre Malasadas, cocktails e pokés, nós já #provamoseaprovamos.

A experiência começa na decoração: minimalista e elegante, as madeiras naturais e a presença de plantas ligam-nos instantaneamente à natureza. E, tendo o peixe como protagonista de toda a história, é nos vitrais da fachada – idênticos a escamas – que o conceito do Big Fish começa a ganhar forma. Começamos a nossa refeição com um snack que tem por base arroz desidratado e que, por servir de aproveitamento das aparas de peixe dos cortes dos poké, é diferente todos os dias. Seguiu-se o Tuna Musubi, inspirado numa típica sandes de street food havaina; e o Sashimi Scallops XO, composto por vieiras baseadas com um molho picante, molho de sésamo e lima Kaffir. 

collage entradas

A refeição segue com a apresentação de dois dos nove Pokés que compõem a carta: o Poké Rainbow, que junta atum yellowfin, salmão, corvina, arroz Yumenishiki, kyuri, cebola doce, cebolo, bubu arare, dynamite aioli e abacate; e o Poké Blue Ocean, composto por cavala, arroz yumenishiki, edamame, abacate, cebola roxa, muxama, sweet chili sauce e cebola crocante. Como a palavra poké indica (significa “pedaço” em havaiano), os pokes do Big Fish juntam o peixe mais fresco em bocados a outros ingredientes, muitos vindos do Japão, para garantir os sabores mais originais. Das nove sugestões do chef Luís Gaspar, duas são vegetarianas.

pokes copy

E se estamos no Hawaii a “hidratação” tem de ser assegurada! A carta de cocktails do Big Fish Poke Bar pode até ser o único motivo para esta viagem. É que vale mesmo a pena experimentar as bebidas inspiradas nesta gastronomia. Experimentamos o Shochu Yuzu Mile (shochu, yuzu, lima kaffir e ginger beer), o Vodka Colada (vodka, baunilha, coco e abacaxi) e o Mai Tai de Abacaxi e Amendoim (rum, lima, abacaxi e amendoim). Entregamos o ouro, sem dúvida, ao Mai Tai, delicioso.

cocktails copy

O Hawaii fica mais doce quando chegamos à sobremesa! A primeira, uma homenagem ao vulcão famoso por estar em atividade há 29 anos, chama-se Chocolate Kilauea e junta chocolate do Equador, wasabi, iogurte e sal negro do Hawaii. Se é amante de chocolate não deixe de experimentar esta delícia. Mas ainda aprovamos o Coconut Creamed Rice – uma influência claramente portuguesa e muito parecida ao Arroz Doce, mas com coco – e apaixonamo-nos pelas Malasadas, uma sobremesa que também reflete a portugalidade presente na gastronomia havaiana e que se assemelha muito às Bolas de Berlim.

sobremesas 600x300 copy

O Big Fish Poke Bar é a primeira proposta da Multifood dedicada à gastronomia havaina e conta com a criatividade do chef Luís Gaspar na cozinha. O nome é inspirado no atum, um “big fish” e o peixe mais utilizado na confeção dos pokes havaianos, uma opção saudável e uma tendência crescente.

rb@briefing.pt

Sexta-feira, 14 Junho 2019 11:50


PUB