Quanto vale a marca Cristiano Ronaldo? O IPAM faz as contas

A marca Cristiano Ronaldo vale 850 milhões de euros, em 2025. Quem o diz é o IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, num estudo revelado na véspera do 40.º aniversário do jogador.

Quanto vale a marca Cristiano Ronaldo? O IPAM faz as contas

Para o diretor executivo e responsável pelo estudo, Daniel Sá, Cristiano Ronaldo é uma marca global, que reflete “excelência, inovação e impacto” em várias áreas da vida pública. O valor registado assinala um crescimento de 325 % desde 2020, sendo um recorde desde que se iniciou este estudo. De acordo com os cálculos, em termos de receitas, o futebolista arrecada atualmente 200 milhões de euros anuais no Al Nassr, e 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Já no domínio das redes sociais, é a figura mais seguida no mundo, tendo ultrapassado os mil milhões de seguidores – o Instagram é a plataforma onde tem mais, com 648 milhões de fãs.

Além disso o impacto global do futebolista pode ser medido por outros factos, como as 22,3 milhões de notícias que gerou nos media em todo o mundo por ano, as 187 milhões de pesquisas registadas no Google anualmente, e as menções em quatro mil livros na Amazon e em 63 mil artigos científicos.

Para chegar aos resultados apresentados, nos últimos 15 anos, a instituição de ensino utiliza o Sports Reputation Index, uma metodologia desenvolvida internamente para avaliar o impacto global do atleta. O valor alcançado resulta da combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões, nomeadamente: receitas, media, redes sociais, prémios, influência social e impacto.

O relatório destaca os principais fatores que contribuíram para este crescimento, como o aumento de 308 % nos salários, de 435 % nas receitas de patrocínios e de 280 % nos seguidores nas redes sociais desde 2020. Outra das explicações é a sua faceta de investidor, que se acentuou nos últimos cinco anos, tendo participações em insígnias de vários setores, como a Vista Alegre, o Grupo Insparya, a Medialivre, entre outras.

Simão Raposo

Terça-feira, 04 Fevereiro 2025 06:15


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