O Instagram recolheu 70 % de referências por parte dos inquiridos, superando o Facebook que somou 67 % de referências. O YouTube, o TikTok e o WhatsApp completam o top cinco das redes indicadas, todas com menos de metade das referências das duas primeiras.
Apesar da liderança global do Instagram nas preferências dos portugueses que consomem conteúdos relacionados com férias e viagens nas redes sociais, a análise por faixa etária revela que nos inquiridos, com idades entre os 35 e os 64 anos, o Facebook continua a ser dominante na visualização deste tipo de conteúdo.
No que se refere ao tipo de conteúdos mais valorizado pelos inquiridos no estudo da Marktest, as “dicas de viagem” apresentam o valor médio mais elevado, com um registo de 7,6 numa escala de zero a dez. O top três de preferências fica completo com os conteúdos sobre “locais pouco conhecidos ou por explorar” e sobre “promoções e descontos”.
O estudo da Marktest procurou também perceber quais os formatos preferidos de publicações sobre turismo e viagens nas redes sociais, tendo as fotografias sido as eleitas pela maioria (80,3 %). Os vídeos, que recolheram quase 71 % de preferências, surgem no segundo lugar global, mas lideram a preferência entre os inquiridos mais jovens.
João Bernardo