SEO Conference: Um evento com ambição global

Lisboa recebe, este sábado, 24 de maio, a SEO Conference 2025 — uma edição que promete marcar o ritmo do marketing digital com temas como search generativo, social search e conteúdos multimédia. Para o cofundador Marco Gouveia, este é apenas o início de um evento com ambição global, e que conta com o sol de Portugal como aliado. “Estamos apenas a começar”, diz.

SEO Conference: Um evento com ambição global

A SEO Conference nasceu, em 2024, com um objetivo claro: reunir os apaixonados por SEO e marketing digital num evento focado em conhecimento prático e partilha real. “Começámos pequeno, mas percebemos que tínhamos algo muito maior em mãos. O impacto foi gigantesco — esgotámos a lotação em 48 horas, a comunidade pediu mais, e tornou-se evidente que precisávamos de dar o salto”, diz o cofundador Marco Gouveia.

Este ano, a SEO Conference cresce para um evento ainda mais ambicioso, com um programa recheado de insights de especialistas, estudos de caso e as estratégias. “Estamos a elevar a fasquia, trazendo ainda mais valor para quem quer estar na linha da frente do marketing digital”, comenta sobre a conferência agendada para 24 de maio.

O foco será dar aos participantes ferramentas reais para enfrentarem um cenário cada vez mais competitivo. “Além disso, reforçámos o networking, porque sabemos que o verdadeiro crescimento acontece quando partilhamos experiências e criamos conexões”, acrescenta.

Segundo Marco Gouveia, o marketing digital está a mudar a um ritmo “alucinante”, e 2025 não será exceção. “A inteligência artificial já não é o futuro — é o presente, e está a redefinir a forma como criamos e otimizamos conteúdos”, defende, alertando que o Google está cada vez mais exigente com a experiência do utilizador, continua a dar prioridade ao E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness), e os profissionais de Marketing têm de estar preparados para um cenário onde os resultados orgânicos estão cada vez mais disputados. 

O impacto do search generativo, a crescente importância do social search e o papel dos conteúdos multimédia no SEO serão temas essenciais nesta edição. Estas tendências serão abordadas com especialistas a partilhar estratégias sobre como integrar a IA sem comprometer a autenticidade, como responder às mudanças no comportamento de pesquisa, como chegar mais longe enquanto profissional de SEO e como maximizar o alcance orgânico num cenário onde a concorrência é feroz”.

A ambição é continuar a crescer e tornar a SEO Conference não só um evento de referência em Portugal, mas também a nível internacional. “Apesar de esta edição ser em português, já estamos a preparar o terreno para, no futuro, expandirmos para um formato global”, revela. “Se olharmos para os grandes eventos de SEO, a maioria acontece em países com um clima… menos convidativo. Por que não juntar conhecimento e inovação num País com um dos melhores climas da Europa?”, sugere.

“Aprender e evoluir profissionalmente não tem de ser algo fechado entre quatro paredes — quem vem ao SEO Conference não só sai daqui com insights valiosos para o seu negócio e/ou carreira, como também pode aproveitar o bom tempo para explorar o nosso País, que é maravilhoso”, comenta, observando que o futuro passa por tornar este evento global, atrair profissionais de todo o mundo e colocar Portugal no mapa dos grandes eventos de SEO.

“Vai ser possível ter um evento com conteúdos de altíssimo nível e, ao mesmo tempo, desfrutar de um clima fantástico, uma gastronomia incrível e uma cultura riquíssima. Estamos apenas a começar”, remata.

Sexta-feira, 23 Maio 2025 12:58


PUB