De acordo com este relatório, os trabalhadores sentem uma maior probabilidade de progressão na carreira (67%) e apenas uma minoria considera que se encontra estagnado (29%) ou coloca a hipótese de não progredir na área do Marketing (6%). Quando questionados sobre os maiores desafios que as empresas enfrentam, a maioria dos inquiridos considera que a atração, aquisição e retenção de clientes é algo que de destaca, seguindo-se o digital e tecnologia, e a sustentabilidade e responsabilidade social. No que toca à descrição do ambiente sentido, a maioria revela que é “desafiador mas com oportunidades” e que os principais impulsionadores de mudanças são os avanços tecnológicos.
Já no que diz respeito às tendências do setor, a Inteligência Artificial releva-se, com 88% dos participantes a referir esta tecnologia, sendo que a estratégia de sustentabilidade e o marketing digital ocupam os restaurantes lugares do pódio. Tendo sido um dos termos mais referidos, a APPM quis saber quais as táticas de marketing digital mais utilizadas, estando as redes sociais no lugar cimeiro, seguido pelo e-mail marketing e pelo SEO.
O estudo revela ainda que os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as redes sociais, o e-mail marketing, as parcerias estratégicas, e os eventos e patrocínios. Para os profissionais chegarem a estas conclusões é necessário analisar as métricas de desempenho, sendo que as mais utilizadas pelos participantes são as vendas, o número de leads gerados e a taxa de conversão.
Em relação ao futuro, o foco dos participantes para o próximo ano está direcionado para a gestão e alcance de marca, assim como para melhorar a execução das operações de marketing, por exemplo, a melhoria dos seus sites na Internet, o comércio eletrónico, os sistemas de CRM, e a análise de dados. Além disso, a importância da performance no marketing também é uma preocupação e deve ser alvo de uma melhoria.
Para chegar a estes resultados, a associação reuniu a resposta de profissionais de todo o País, sendo a maioria dos setores da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio; Distribuição, Retalho, Comércio, Logística; e Agro-Alimentar. Quanto à distribuição geográfica, a maioria das respostas vem da região de Lisboa, seguida pelo Porto, o que mostra uma grande concentração nas principais áreas metropolitanas. Por fim, a maior parte dos participantes neste estudo são os Chief Marketing Officer (CMO), seguidos por outros cargos diretivos, o que é justificado pelo facto de a primeira audiência ter tido como alvo os atuais associados da APPM.
Simão Raposo