O evento que dá as boas vindas à chegada da nova estação apresenta uma programação baseada na diversidade, na qual existem expressões artísticas e tendências ambientais que visam envolver os participantes num “entusiasmo saudável e divertido”.
Assim, nos dias 28 e 29 de setembro, será possível participar em oficinas lúdico-pedagógicas, com abordagens ao ambiente e às artes, entrar em percursos e jogos que dão a conhecer a biodiversidade do Parque, experimentar ateliês de manufatura, com exemplificação e experimentação de técnicas de produção e transformação de fibras têxteis, ou workshops temáticos.
Também o teatro e a música têm lugar, em Serralves, com espetáculos para “miúdos e graúdos”, bem como as performances e instalações “inovadoras”. Nesta décima edição, interação com os animais do parque está em alta, sendo lançado o convite para descobrir mais informações sobre as raças autóctones portuguesas.
A Festa do Outono celebra saberes e fazeres antigos, tradições de cariz rural, biodiversidade e natureza, promovendo uma relação entre o conhecimento ancestral e o contemporâneo, ao mesmo tempo que proporciona um “ambiente de sensibilização para práticas e modos de estar mais sustentáveis, à luz das preocupações atuais”.
O recém-inaugurado Treetop Walk, um percurso elevado ao nível da copa das árvores de Serralves, também vai estar aberto, gratuitamente, a propósito da décima edição do evento.