Ao todo, foram distinguidas 47 marcas, organizadas por três categorias: marcas em geral, que são as que decorrem da avaliação espontânea dos consumidores, marcas corporate, que resultam da escolha dos parceiros e do Conselho Superbrand, e marcas nacionais, que são igualmente identificadas espontaneamente com o público, embora com esse espetro mais afunilado.
“Procuramos sempre distinguir as marcas mais relevantes. Mas, perguntam-me, o que são marcas relevantes. E eu respondo que são aquelas que estão na cabeça e no coração de todos, embora o possam estar de forma muito diferente”. Foi assim que Pedro Diogo Vaz abriu o evento.
Este ano, além de um troféu físico, as marcas vencedoras receberam um prémio em NFT. Aliás, 20 para cada, para distribuíram por 20 das suas pessoas. O Country Manager da Superbrands Portugal explicou o porquê: “As marcas não são apenas bem avaliadas pela estratégia e pelo investimento. São também avaliadas pela capacidade de reunir equipas e de motivar as pessoas. Por isso, o prémio não é só para a marca, é para as pessoas. As marcas só existem porque as pessoas afetam o seu contributo diariamente.”
E porque esta foi a nota dominante esteve em palco João Prata, da 5Ps, consultoria especialista em “melhorar pessoas e processos”. Já a entrega de prémios teve como pivot o humorista angolano Kotingo.
São os seguintes os vencedores, sendo que, entre as marcas em geral, estão marcas nacionais, não referenciadas depois nesta categoria específica:
Marcas – Ageas Seguros, Auchan, Banco BPI, Banco Montepio, Branca de Neve, Continente, CP – Comboios de Portugal, Decathlon, Diário de Notícias, Dreammedia, EDP, Era Imobiliária, Fidelidade, Leroy Merlin, Lusíadas Saúde, Médis, MEO, Mercedes, Multicare, Purina, Remax, Renault, RFM, RTP, Saccor Brothers, Sapo, Sport Lisboa e Benfica, Sport TV.
Marcas corporate – Alive Travel, Católica Lisbon, Edenred, Elis, ISQ, KPMG, Noba SBE, Prosegur, SAP.
Marcas nacionais – A Padaria Portuguesa, Caetano Auto, Cavalinho, Gazela, Izidoro, MaxMat, MO, Perfumes & Companhia, Rádio Renascença, Vulcano.
Nesta edição, o prémio Superbrands Solidária, uma parceria com a RTP, distinguiu a Refood, projeto fundado por Hunter Halder e que tem como missão combater o desperdício e alimentar as pessoas, com a participação da comunidade local.
Mais uma vez, foram destacadas Personalidades de Excelência, escolhidas por votação pública: Kiko Martins, como chef de cozinha; Cristina Ferreira como gestora; Rita Pereira como influencer; e Vasco Palmeirim como locutor de rádio.
Finalmente, foi eleita a melhor capa – todos os anos, as marcas premiadas podem personalizar a capa do livro Superbrands -, tendo a escolha recaído sobre a da EDP, subordinada ao tema do ambiente e da sustentabilidade.
Fátima de Sousa